fbpx
PT EN FR DE ES
Restaurante Cantinho da Vovó - Comida com poesia no Fogão à Lenha Bonito MS Bonito Incomparável
Restaurante Cantinho da Vovó

O magnata Charles Forster Kane, personagem central de Cidadão Kane, de Orson Welles, jamais se esqueceu de Rosebud, algo do qual só ele conhecia o significado, e que levou milhões às salas de cinema nos anos 1940. Provavelmente você também guarda alguma grande lembrança que contém um pôr-do-sol, uma estação do ano, um sorriso, um aroma. O que tem maior valor em nossas vidas geralmente encontramos por acaso, e custou quase nada. A poesia que existe na simplicidade de muitos momentos é o que o Cantinho da Vovó serve em forma de comida. Os ingredientes principais são afeto temperado com recordações de infância, pacientemente revividos em um fogão à lenha pelo Chef Valentim.  

 

Culinária: Comida caseira regional e brasileira,

com pratos para vegetarianos e veganos.

Todos os dias, alta temporada: 10h30 às 22h00 

Todos os dias, baixa temporada: 10h30 às 15h30 

Endereço: Rua Senador Filinto Muller, 570 Bonito MS Brasil

Telefone: (67) 3255.2723 | WhatsApp: (67) 99635.9191

E-mail: valentim.ms@hotmail.com

 

 

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
1 quilo de lembranças no coração de Bonito

Poucos carros, muitas árvores, moradias térreas com telhado em duas águas na rua estreita do centro turístico de Bonito. Uma das casinhas da rua Filinto Muller é o Restaurante Cantinho da Vovó. Um, dois, três, quatro graus entre duas janelas. As grandes lembranças aqui não têm preço alto. Além do cardápio a la carte, o Cantinho da Vovó oferece a opção de um serviço muito apreciado no Brasil, o de buffet por quilo: você se serve à vontade e paga conforme o peso da comida. 

Creme de mandioca com ervas finas e tirinhas de pintado, acompanhado por arroz, salada verde, mandioca na manteiga e creme de alho

Terra e Água na Mostra gastronômica de Bonito

A concepção é uma homenagem à generosidade da natureza de Bonito. Da terra, a suavidade da mandioca. Da água doce, o pintado, peixe de carne tenra, porém firme. Esta receita do Chef Valentim participou do mais importante evento culinário da região, a Mostra Gastronômica do Festival de Inverno de Bonito. A maioria dos pratos do cardápio a la carte do Cantinho da Vovó servem facilmente duas pessoas. 

Contrafilé grelhado com linguiça bovina, ao molho de jabuticaba com pimenta de cheiro e ervas finas. Acompanha arroz branco, salada verde e farofa.

Duplo Sabor, Beef Week Campo Grande

A carne é um dos principais produtos de exportação do Estado do Mato Grosso do Sul. Ela é produzida em vastas planícies, “à pasto”, de forma natural e orgânica, o que confere muita personalidade ao sabor da carne desta região do Brasil. Este prato que o Chef Valentim criou para a Beef Week realizada na capital do Estado, Campo Grande, traz essa carne especialíssima em duas apresentações – no contrafilé e também na linguiça, que é caseira, artesanal. 

Coloridas opções vegetarianas e veganas

Arroz com grãos, frutas ao natural, folhas e legumes cozidos são mais do que uma opção para quem prefere não comer carne ou derivados de origem animal. São deliciosamente coloridos e estimulam a criatividade…. do seu paladar. 

Berinjelas gratinadas no forno a lenha, com molho caseiro de tomates

Berinjela com Molho caseiro de Tomates

Dizem que a berinjela ajuda a combater o colesterol. Pode ser. Esta berinjela com molho caseiro feito com tomates bem maduros, tenros e vermelhinhos, temperado com ervas finas, certamente faz bem mais do que isso. Faz bem para o coração saudoso de receitas da vovó, e para o estômago ansioso por conhecer a comida típica brasileira.

Arroz com legumes, canjica amarela, especiarias e tiras fininhas de jacaré e tilápia, acompanhado por creme de alho, mandioca na manteiga e salada verde 

Baião Pantaneiro

Este baião tem um irmão famoso que mora no norte e no nordeste do Brasil – o baião de dois, com arroz, feijão, linguiça e carne de porco. Aqui na região do Pantanal Sul as carnes são leves, de jacaré e de peixe. O feijão deu lugar à canjica. E você não vai dar o seu lugar a ninguém até ver o fundo da panela.

Carne bovina desfiada, ao molho de jabuticaba, com ervas finas

Carne ao Molho de Jabuticaba

Julgando pela aparência, o Chef Valentim criou uma curiosa feijoada sem feijões: a consistência e a cor predominante do prato vêm da jabuticaba, frutinha de polpa suculenta comum nas regiões de Mata Atlântica. E, ao contrário do que muitos brasileiros pensam, a jabuticaba não existe apenas no Brasil. Os amigos do México, da Argentina e de vários países da América Latina sabem disso. 

Cozido de carne de jacaré com batatas, pimentão, azeitonas e ovos picados. Acompanha arroz, batata palha e salada verde.

Jacaroada

A bacalhoada, que os portugueses fazem com o mais célebre habitante dos mares gelados e salgados do norte, o Cantinho da Vovó faz com o filé mignon do jacaré de pântanos tropicais. A curiosidade em provar a carne de jacaré é algo comum entre os turistas que veem para Bonito. Ela é branca, suave e firme, bastante semelhante à carne de frango. A carne do jacaré utilizada é fornecida por criatórios legalizados.

Pacu Assado e Recheado

O calor sem pressa do forno a lenha do Cantinho da Vovó faz com que esta carne revele a você, no seu prato, por que o pacu nada nas mesmas águas que o pintado quando o assunto da conversa é sobre o peixe mais gostoso que existe no Brasil. 

Hoje é dia, amanhã também será

Quase todo dia surge um prato diferente no Cantinho da Vovó. Esta carne seca na Moranga é um deles. O Locro, cozido ao estilo do espanhol puchero, mas com canjica, é outro. Quem mora em Bonito fica de olho no Facebbok do Cantinho da Vovó para acompanhar o que o Chef Valentim preparou de especial para hoje.

Doces

O doce de coco que é a cara do Brasil, o doce de leite dourado e intenso, a goiabada que encontra no queijo o seu par perfeito. As sobremesas do Cantinho da Vovó contam tradições deste país, estão na memória de quem nasceu aqui e entram para a história de quem vem para Bonito pensando que vai mergulhar apenas em rios cristalinos. Até que encontram frutas nadando em doces caldas, e se descobrem brasileiros na hora da sobremesa.

Depois que você conhecer o Valentim

Ele é aquele ali, flagrado junto às panelas de barro, controlando a brasa, dando o toque final nos pratos. Tudo o que o Valentim faz na cozinha e na vida segue uma mesma receita, tão simples como quem troca o chapéu de Chef por um boné vermelho: “Depois que você conhece a alma de alguém, nada do que ele te mostrar fisicamente poderá ter alguma importância”. Antes de concordar com isso, vá até o Cantinho da Vovó, conheça pessoalmente o Valentim e prove de seus outros poemas. 

Comece agora mesmo a planejar a sua viagem para Bonito!

Agências

Passagens, hospedagem, translados, aluguel de veículos, reserva de passeios: a agência de viagem cuidará de tudo para você, de forma personalizada, e lhe fará ótimas sugestões. E parcelará o pagamento

Hotéis

Uma acolhedora pousada no centro turístico, um lindo hotel integrado à natureza, um hostel surpreendente com preços bem acessíveis, um grande resort repleto de lazer: qual deles tem a cara da viagem de seus sonhos?

Publicaremos sempre novas informações sobre o turismo em Bonito, um destino Incomparável para quem curte natureza, passeios emocionantes, gastronomia com muitas opções, passear pelo comércio e vivenciar a cultura local.

Lembre-se de voltar! Se quiser, podemos avisar você:

IDB – Instituto de Desenvolvimento de Bonito
Rua 24 de Fevereiro 1507 Bonito | Mato Grosso do Sul | 79.290-000
Info@bonitoin.com

 

Feito por: Sandwich Content | MCM Proesp

 

 

Bonito-in.com (C) Todos os direitos reservados