A criança que você foi ainda existe! Mesmo que não a veja no espelho todas as manhãs. Imagine que, ao invés de prédios, o que tem à sua volta sejam árvores centenárias em lindas matas tropicais. E que nelas passa um rio encantado, cristalino, que nasceu na Serra da Bodoquena e correu uns 60 km só para brincar com você no parque. Olhe para o espelho d’água: essa criança é você. Voando na tirolesa sobre o Rio Formoso, cavalgando entre bosques, girando em boias coloridas nas águas do Parque Ecológico Rio Formoso. As risadas que escuta agora, também são suas.
Máximo de visitantes / dia: 150
Adultos e crianças
Atividades: Boia cross, cavalgada, Formoso Adventure e Trilha do Formoso.
Duração da atividade: 01h40 / day use
Acesse o Site: www.parquerioformoso.com.br
Uma pequena mina de água forma uma poça. Que se transforma em um filete. Que vai ganhando corpo e volume conforme avança sobre a terra. Os rios nascem assim. Mas não o Formoso, o mais importante dos rios de Bonito. O Formoso não nasce. Ele rompe o solo com força, vindo de uma misteriosa e desconhecida caverna subterrânea, e encontra a luz do Sol em uma gruta com desenvolvimento de 565 metros, entre fósseis da megafauna do período Pleistoceno. Cada gota de água deste rio mítico foi colhida na Serra da Bodoquena, se infiltrou no chão e passou por imensos filtros calcários até chegar ao Parque Ecológico Rio Formoso.
O Parque Ecológico Rio Formoso é uma grande reserva natural de vida, em todos os sentidos: das espécies que vivem aqui e também de quem vem se divertir no Parque. O passeio recebeu certificação ISO 21101, pois atendeu plenamente à quatro pilares fundamentais:
– Segurança
– Responsabilidade Ambiental
– Atendimento à Legislação
– Melhoria Contínua
Algo deixou os avaliadores surpresos. O Parque Ecológico comprovou sua excelência em um quinto aspecto: a Alegria que proporciona.
Foto: @gui_cavalheiro
O Formoso Adventure é o circuito de atividades que leva a emoção lá para o alto, começando em terra e também envolvendo a água cristalina do Formoso. A diversão começa em 1.500 metros de trilha ecológica pela mata ciliar do Rio Formoso, passando pela Serrinha da Piúva, até o Mirante do Morro do Tamanduá. Agora você vai descer. Mas de tirolesa: serão 520 metros voando por um túnel verde, passando sobre o rio Formoso e vendo a Serra da Bodoquena como só é possível ver daqui. Em seguida vem a trilha suspensa pela copa de árvores centenárias, com 23 estações de obstáculos. Chegou a hora de entrar na água e flutuar 300 metros no rio Formoso – e curtindo o friozinho na barriga ao passar por duas corredeiras. Na volta ao receptivo, um presente: a caminhada na companhia dos pássaros e pequenos mamíferos que chamam o Parque Ecológico de minha casa.
Este lugar transforma executivos sérios em ousados adolescentes, em um piscar de olhos. Estranhos, em amigos de infância. Famílias, em parceiros de brincadeiras. Crianças que não desgrudam do celular, em alegres indiozinhos que nunca viram tecnologia. Pessoas que acham que já passaram da idade de brincar, em…. mais alegres indiozinhos!
A Lagoa Formosa é irresistível para os que amam água. É o seu caso? Então, se jogue! Ela é sua, de presente, é grátis – se reservar qualquer atividade no Parque Ecológico Rio Formoso, como boia cross, trilha ou cavalgada, por exemplo. Além de passar o dia nadando você fará muitas outras coisas. Inclusive descobrir que alguns de seus problemas têm solução aqui.
Músculos enrijecidos pelo estresse: nadar na Lagoa e relaxar no deck. Síndrome do pânico: pular do trampolim aquático e voar na tirolesa sobre as águas. Insônia: cochilar no redário. Irritação e mau humor: passear de caiaque, duplo ou individual, e dar muitas risadas equilibrando-se no stand up paddle. Você pode querer reservar apenas o day use na Lagoa Formosa. Mas duvidamos disso!
Viva a experiência sensacional de passar quase duas horas cavalgando entre as matas e o Rio Formoso, como um legítimo, valoroso e admirado pantaneiro, o heroico povo do Pantanal. Vastos campos, densas matas e o cristalino Formoso serão testemunhas de sua aventura. E também o guia e quem estiver no seu grupo, claro.
Ninguém precisa saber montar para curtir a cavalgada no Parque Ecológico Rio Formoso. Crianças a partir de 8 anos já podem. Isso graças à cavalos muito especiais, como Sabonete e Paçoca. Pelos nomes, acha necessário perguntar se eles são mesmo calmos, simpáticos e “bons rapazes”? No trecho final do passeio, a cavalgada poderá incluir também tomar banho no Rio Formoso. Sem o Sabonete, que ficará lhe sorrindo da margem do rio, tentando dizer “me leva para fazer boia cross com você!”
Será uma caminhada rápida por uma belíssima trilha até ficar frente a frente com um dos maiores tesouros ecológicos de Bonito. O Rio Formoso é incrivelmente lindo. As boias são gigantes e individuais. As crianças de seu grupo, a partir de 7 anos, sorriem, pulam e esperam inquietas pelo momento de a brincadeira começar. Nesse exato instante você descobre que é muita ingenuidade de sua parte pensar que irá apenas descer flutuando pelas águas.
Você Irá sorrir assim que se acomodar na boia, com a ajuda do monitor do passeio. Sentirá um arrepio de surpresa ao perceber que está flutuando em águas cristalinas, com peixes em volta. Irá se encantar com cores que nunca havia visto. E descobrirá que as matas são povoadas por diferentes espécies de aves e pequenos mamíferos.
Terá uma profunda sensação de paz, de que tudo no mundo está em seu devido lugar. Inclusive as oito corredeiras e cachoeiras bem à frente. Mas tudo contínua em seu lugar. Só que talvez você já não esteja em sua boia. O Rio Formoso lhe chamou para um mergulho. Junto com as crianças.
Não é preciso ser um biólogo para saber que o rio e as matas de sua margem dependem um do outro. O Formoso que rompeu cristalino na gruta só se mantém assim porque existe uma multidão de seres vivos, animais e vegetais, cuidando dele. São esses indivíduos que você irá conhecer na Trilha do Formoso, um passeio surpreendente e inesquecível. Uma lição de vida para adultos e para crianças a partir de 3 anos.
A primeira lição é sobre o significado de “mata ciliar”. São áreas de vegetação nativa tão importantes para a proteção dos rios quanto os cílios o são para a proteção de nossos olhos. A Trilha do Formoso percorre 2 quilômetros nesse precioso território. Cada espécie de árvore, pássaro e mamífero – e centenas habitam esta mata – têm uma história para contar. Todas serão traduzidas para você pelo guia do passeio.
A Trilha do Formoso é surpreendente, nos avisamos. Ao longo dela você conhecerá a Serrinha da Piúva e fará paradas refrescantes em seis decks junto ao rio. Você poderá entrar no Formoso em todos eles. No Deck da Tirolesa, poderá pular dela para a água, ou saltar do trampolim. Dois trechos entre decks poderão ser feitos flutuando, tranquilamente. Você receberá o colete com boias, máscara e snorkel, para conhecer de perto os peixinhos do Formoso.
Você já esperava que o Rio Formoso fosse verdadeiramente espetacular, como as pessoas do mundo inteiro comentam nas redes socais. Que o seu filho iria adorar este passeio, contando os dias que faltam para chegar em Bonito. E que a sua família, no Formoso, descobriria o verdadeiro significado das palavras “compartilhar” e “curtir” – porque o real tem dimensões, sons, cores e aromas que o digital nem sonha.
O Rio Formoso tem personalidade e sentimentos. É ansioso. Conta estrelas enquanto o Sol não chega trazendo seus visitantes. É vaidoso. Disputa com o céu quem tem a cor mais bonita. É brincalhão. Adora crianças despenteando os seus cachos d’água. Dança pelas matas, sorri cachoeiras e se emociona em cascatas. Também é romântico. Talvez você não acredite nisto. Mas irá acreditar na Dona Eza, a menina que o rio aproximou do amor há quase um século. E na Vânia, na Vanda e no Paulo, seus filhos, também amigos de infância do rio. E no Bruno, seu neto, que a magia do Formoso tirou do rio mais famoso do planeta, o de Janeiro.
O Rio Formoso não sabia, mas esta viagem mudaria a sua história. Entre o final do século 19 e o início do século 20, milhares de famílias gaúchas deixaram sua terra natal, o Estado do Rio Grande do Sul, e partiram rumo ao oeste do Brasil, onde hoje existe o Mato Grosso do Sul. Reunidos em caravanas, adultos e crianças percorreram 1.500 km (932 milhas), distância como a de Paris a Lisboa. A viagem durava quase um ano inteiro, pois exigia paradas para plantio e colheita. Entre esses pioneiros estiveram os pais de Dona Eza, trazendo tudo o que tinham.
Foto: @gui_cavalheiro
Para ciúmes do Rio Formoso, sua grande amiga Dona Eza nasceu na margem esquerda do Rio da Prata, em Bonito, aos 23 de Agosto de 1928. Nesse mesmo ano nasceu também a cidade de Bonito, à época uma vastidão de matas e de belezas em estado puro que revelariam um segredo à menina: quanto mais pessoas trouxer para nos conhecer, mais feliz você será.
Os pais de Eza eram trabalhadores da terra, profundamente agradecidos pela paz de Bonito. Mas a relação de sua filha com a ecologia se mostrou ainda mais intensa e especial. Eza e a natureza têm semelhanças até no nome. Bonito inteira foi o seu parque de diversões. Cada novo recanto, rio, cachoeira e caverna, que foram sendo descobertos nos passeios em família, a faziam sorrir de alegria. Um dia ela conheceu o verde esmeralda do Formoso.
Foto: VisitMS
Nesta também. Antes de se casar com Janes e de unir definitivamente sua vida à ecologia de Bonito, Eza fez o curso colegial em Campo Grande, capital do estado do Mato Grosso do Sul. Passava apenas as férias em Bonito. A viagem de 298 km entre Campo Grande e Bonito era feita em quatro dias, cruzando a Serra da Bodoquena, e incluía passar uma noite na Baia das Garças, próxima à terras Kadiwéu. A faculdade levou Eza para mais longe ainda, para a cidade do Rio de Janeiro, onde cursou letras Neolatinas na PUC – Pontifícia Universidade Católica.
Já de volta ao seu paraíso junto ao Rio Formoso, Eza criou nos anos 1970 a agência de turismo que se tornaria a maior do Estado do Mato Grosso do Sul. O nome, curiosamente, dava voz ao seu sonho de mostrar Bonito para o mundo: Vox Tour. A agência promoveu viagens de intercâmbio com os Estados Unidos e a Europa. Diferentes povos aprenderam pessoalmente a pronúncia e o significado de Bonito. Nessa época a internet estava nascendo. Araras e rios cristalinos lhe deram vida e cor. Bonito ganhou novos horizontes, admiradores e conhecimentos.
Vânia, Paulo e Vanda, filhos de Dona Eza, cresceram no colo quente do tropical Formoso. Jogavam na água câmaras de ar de pneu de caminhão ou de trator, pulavam sobre elas e por três horas desciam o rio transparente, desde a prainha Paraíso, gargalhando junto com os macaquinhos que se divertiam com a alegria das crianças. Sentavam-se sob a cachoeira na prainha do Balneário, na companhia dos peixes. Faziam piqueniques entre aves coloridas, nos campos verdes junto à imensa dolina com 500 metros de circunferência e 100 metros de profundidade – hoje um dos passeios de Bonito, o Buraco das Araras. Os três irmãos criaram uma relação tão especial com o Formoso que até faz lembrar alguém.
Foi pulando, nadando e rodopiando nas águas do Rio Formoso que Vanda, filha de Dona Eza, ganhou boa parte da autoconfiança necessária para se tornar atriz, acrobata e uma das fundadoras da Intrépida Trupe, em 1986, grupo de grande expressão na cena artística brasileira. Ela fez a direção técnica das audições do Cirque Du Soleil no Rio de Janeiro, nos anos 2000, 2002 e 2008. Ainda hoje, quando Vanda não está no palco, está no Formoso. É aquela ali que se equilibra com perfeição no stand up paddle.
Dona Eza teve a cumplicidade de seus filhos Vânia, Vanda e Paulo para colocar em prática uma outra ideia. Um parque ecológico onde adultos e crianças – não importa onde tivessem nascido – se sentissem em casa e em seu habitat natural quando mergulhassem no rio, passeassem a cavalo, percorressem trilhas na mata e nas águas, em boias coloridas. O Rio Formoso de Dona Eza se transformou no Parque Ecológico do mundo inteiro em 1999.
Mergulhar no Formoso cria uma conexão eterna com o rio. Isso aconteceu com o bisneto do gaúcho que chegou em caravana há mais de um século. O Formoso foi o primeiro rio de Bruno. Em 2012, ele deixou o Rio de Janeiro para se dedicar ao Parque Ecológico. Entre as conquistas de sua administração, uma em especial o emociona: ver que a alegria que o Rio Formoso inspirou nele, em sua avó, Dona Eza, em sua mãe, Vânia, em seus tios e em cada visitante foi comprovada como característica real do Parque Ecológico Rio Formoso no processo de recertificação para o ISO 21101, obtido em Junho de 2019.
Foto: Visit MS
“O tempo do cheiro doce das frutas, o tempo das notas florais, o tempo da terra molhada, o tempo das noites claras”. Para Vânia, não são as estações do ano, inventadas pelo homem, que dividem o tempo em Bonito. As horas também são contadas de forma diferente. As águas tranquilas avisam que é hora de mergulhar, e à noite embalam o sono. O ir e o vir dos pássaros cantam o nascer e o pôr do sol. Os berrantes dão música às chegadas e partidas. “O vento sopra manso e quente, trazendo acalento. O relógio de Bonito marca a vida bem vivida. Todo dia é dia bonito em Bonito”.
Foto: @alinegobbi
Para Vanda, Bonito é incomparável em muitos aspectos. “Os passeios propõem novas aventuras em todos os planos da natureza – aéreos, aquáticos, subterrâneos e submersos. Aguçam a percepção. Estimulam a auto superação. Promovem o encontro com o lúdico da natureza, o imaginário das águas, dos voos dos pássaros, a magia das profundezas dos abismos e grutas”.
Foto: Tui Boaventura
Esta nova forma de pensar o que você come acontece naturalmente em Bonito, não veio de nenhuma escola culinária, mas tem muito a ver com o movimento Slow Food, fundado pelo jornalista italiano Carlo Petrini. A ecogastronomia coloca no prato a preservação da biodiversidade, o respeito ao agricultor e a escolha de ingredientes de qualidade. Para Vanda e Vânia, a ecogastronomia é alma dos restaurantes de Bonito – e sugerem alguns lugares em que você poderá provar desta receita: na pizzaria Zapi Zen, na Casa do João, no Restaurante Juanita, no Bar e Restaurante Taboa, no Pastel Bonito, na feira dos pequenos agricultores das manhãs de sábado.
O Parque Ecológico recebe muitas vezes por ano grupos de crianças especiais. A natureza do Formoso proporciona a elas experiências inclusivas e estimulantes. Suas águas fazem vibrar a infância, também para as crianças que parecem viver ilhadas em seu eu. Imagine meninas e meninos descobrindo nos bosques que o mundo tem mais cores. Que o céu os escuta, e responde com cantos que podem voar. Que se veem mais felizes quando olham para o espelho d’água. Imagine meninas e meninos encontrando nas águas esmeralda a mesma alegria cristalina que uniu para sempre Dona Eza e seus filhos e netos com o amigo Formoso, o rio brinquedo do Parque Ecológico.
Publicaremos sempre novas informações sobre o turismo em Bonito, um destino Incomparável para quem curte natureza, passeios emocionantes, gastronomia com muitas opções, passear pelo comércio e vivenciar a cultura local.
IDB – Instituto de Desenvolvimento de Bonito
Rua 24 de Fevereiro 1507 Bonito | Mato Grosso do Sul | 79.290-000
Info@bonitoin.com