PT EN FR DE ES
Parque Ecológico Rio Formoso - Vista aérea - Bonito MS Bonito Incomparável
Parque Ecológico Rio Formoso

A criança que você foi ainda existe! Mesmo que não a veja no espelho todas as manhãs. Imagine que, ao invés de prédios, o que tem à sua volta sejam árvores centenárias em lindas matas tropicais. E que nelas passa um rio encantado, cristalino, que nasceu na Serra da Bodoquena e correu uns 60 km só para brincar com você no parque. Olhe para o espelho d’água: essa criança é você. Voando na tirolesa sobre o Rio Formoso, cavalgando entre bosques, girando em boias coloridas nas águas do Parque Ecológico Rio Formoso. As risadas que escuta agora, também são suas.

 

 

 

Máximo de visitantes / dia: 150

Adultos e crianças

Atividades: Boia cross, cavalgada, Lagoa Formosa e Trilha do Formoso. Duração da atividade: 01h40 / day use 

 

 

O mistério do Rio que não Nasce

Uma pequena mina de água forma uma poça. Que se transforma em um filete. Que vai ganhando corpo e volume conforme avança sobre a terra. Os rios nascem assim. Mas não o Formoso, o mais importante dos rios de Bonito. O Formoso não nasce. Ele rompe o solo com força, vindo de uma misteriosa e desconhecida caverna subterrânea, e encontra a luz do Sol em uma gruta com desenvolvimento de 565 metros, entre fósseis da megafauna do período Pleistoceno. Cada gota de água deste rio mítico foi colhida na Serra da Bodoquena, se infiltrou no chão e passou por imensos filtros calcários até chegar ao Parque Ecológico Rio Formoso. 

 

2 milhões de felizes metros quadrados: isso se chama ISO.

O Parque Ecológico Rio Formoso é uma grande reserva natural de vida, em todos os sentidos: das espécies que vivem aqui e também de quem vem se divertir no Parque. O passeio recebeu certificação ISO 21101, pois atendeu plenamente à quatro pilares fundamentais: 

 

– Segurança

– Responsabilidade Ambiental

– Atendimento à Legislação 

– Melhoria Contínua

 

Algo deixou os avaliadores surpresos. O Parque Ecológico comprovou sua excelência em um quinto aspecto: a Alegria que proporciona. 

 
Esqueça quem você é. Será outra pessoa aqui.

Este lugar transforma executivos sérios em ousados adolescentes, em um piscar de olhos. Estranhos, em amigos de infância. Famílias, em parceiros de brincadeiras. Crianças que não desgrudam do celular, em alegres indiozinhos que nunca viram tecnologia. Pessoas que acham que já passaram da idade de brincar, em…. mais alegres indiozinhos! 

Quer ganhar uma Lagoa de diversões, grátis?

A Lagoa Formosa é irresistível para os que amam água. É o seu caso? Então, se jogue! Ela é sua, de presente, é grátis – se reservar qualquer atividade no Parque Ecológico Rio Formoso, como boia cross, trilha ou cavalgada, por exemplo. Além de passar o dia nadando você fará muitas outras coisas. Inclusive descobrir que alguns de seus problemas têm solução aqui.

Esqueça as terapias, deixe a natureza da Lagoa cuidar de você

Músculos enrijecidos pelo estresse: nadar na Lagoa e relaxar no deck. Síndrome do pânico: pular do trampolim aquático e voar na tirolesa sobre as águas. Insônia: cochilar no redário. Irritação e mau humor: passear de caiaque, duplo ou individual, e dar muitas risadas equilibrando-se no stand up paddle. Você pode querer reservar apenas o day use na Lagoa Formosa. Mas duvidamos disso!  

Ninguém resiste à tentação de fazer esta cavalgada

Viva a experiência sensacional de passar quase duas horas cavalgando entre as matas e o Rio Formoso, como um legítimo, valoroso e admirado pantaneiro, o heroico povo do Pantanal. Vastos campos, densas matas e o cristalino Formoso serão testemunhas de sua aventura. E também o guia e quem estiver no seu grupo, claro. 

Banho de rio sem Sabonete

Ninguém precisa saber montar para curtir a cavalgada no Parque Ecológico Rio Formoso. Crianças a partir de 8 anos já podem. Isso graças à cavalos muito especiais, como Sabonete e Paçoca. Pelos nomes, acha necessário perguntar se eles são mesmo calmos, simpáticos e “bons rapazes”? No trecho final do passeio, a cavalgada poderá incluir também tomar banho no Rio Formoso. Sem o Sabonete, que ficará lhe sorrindo da margem do rio, tentando dizer “me leva para fazer boia cross com você!”

As crianças sabem tudo sobre este Boia Cross

Será uma caminhada rápida por uma belíssima trilha até ficar frente a frente com um dos maiores tesouros ecológicos de Bonito. O Rio Formoso é incrivelmente lindo. As boias são gigantes e individuais. As crianças de seu grupo, a partir de 7 anos, sorriem, pulam e esperam inquietas pelo momento de a brincadeira começar. Nesse exato instante você descobre que é muita ingenuidade de sua parte pensar que irá apenas descer flutuando pelas águas. 

Emoções inéditas por mais de um quilômetro de rio

Você Irá sorrir assim que se acomodar na boia, com a ajuda do monitor do passeio. Sentirá um arrepio de surpresa ao perceber que está flutuando em águas cristalinas, com peixes em volta. Irá se encantar com cores que nunca havia visto. E descobrirá que as matas são povoadas por diferentes espécies de aves e pequenos mamíferos. 

Boia Cross Uau!

Terá uma profunda sensação de paz, de que tudo no mundo está em seu devido lugar. Inclusive as oito corredeiras e cachoeiras bem à frente. Mas tudo contínua em seu lugar. Só que talvez você já não esteja em sua boia. O Rio Formoso lhe chamou para um mergulho. Junto com as crianças. 

O Formoso seria só um rio comum sem a mata que irá conhecer agora

Não é preciso ser um biólogo para saber que o rio e as matas de sua margem dependem um do outro. O Formoso que rompeu cristalino na gruta só se mantém assim porque existe uma multidão de seres vivos, animais e vegetais, cuidando dele. São esses indivíduos que você irá conhecer na Trilha do Formoso, um passeio surpreendente e inesquecível. Uma lição de vida para adultos e para crianças a partir de 3 anos.   

Histórias que são a alma do Formoso

A primeira lição é sobre o significado de “mata ciliar”. São áreas de vegetação nativa tão importantes para a proteção dos rios quanto os cílios o são para a proteção de nossos olhos. A Trilha do Formoso percorre 2 quilômetros nesse precioso território. Cada espécie de árvore, pássaro e mamífero – e centenas habitam esta mata – têm uma história para contar. Todas serão traduzidas para você pelo guia do passeio. 

Trilha Aquática. Você não esperava por isso

A Trilha do Formoso é surpreendente, nos avisamos. Ao longo dela você conhecerá a Serrinha da Piúva e fará paradas refrescantes em seis decks junto ao rio. Você poderá entrar no Formoso em todos eles. No Deck da Tirolesa, poderá pular dela para a água, ou saltar do trampolim. Dois trechos entre decks poderão ser feitos flutuando, tranquilamente. Você receberá o colete com boias, máscara e snorkel, para conhecer de perto os peixinhos do Formoso.  

Por isto você esperava

Você já esperava que o Rio Formoso fosse verdadeiramente espetacular, como as pessoas do mundo inteiro comentam nas redes socais. Que o seu filho iria adorar este passeio, contando os dias que faltam para chegar em Bonito. E que a sua família, no Formoso, descobriria o verdadeiro significado das palavras “compartilhar” e “curtir” – porque o real tem dimensões, sons, cores e aromas que o digital nem sonha. 

Parque Ecológico Rio Formoso - Dona Eza no Parque Ecológico que criou em 1999 - Bonito MS Bonito Incomparável
Minha História com Bonito

O Rio Formoso tem personalidade e sentimentos. É ansioso. Conta estrelas enquanto o Sol não chega trazendo seus visitantes. É vaidoso. Disputa com o céu quem tem a cor mais bonita. É brincalhão. Adora crianças despenteando os seus cachos d’água. Dança pelas matas, sorri cachoeiras e se emociona em cascatas. Também é romântico. Talvez você não acredite nisto. Mas irá acreditar na Dona Eza, a menina que o rio aproximou do amor há quase um século. E na Vânia, na Vanda e no Paulo, seus filhos, também amigos de infância do rio. E no Bruno, seu neto, que a magia do Formoso tirou do rio mais famoso do planeta, o de Janeiro.

Uma longa viagem

O Rio Formoso não sabia, mas esta viagem mudaria a sua história. Entre o final do século 19 e o início do século 20, milhares de famílias gaúchas deixaram sua terra natal, o Estado do Rio Grande do Sul, e partiram rumo ao oeste do Brasil, onde hoje existe o Mato Grosso do Sul. Reunidos em caravanas, adultos e crianças percorreram 1.500 km (932 milhas), distância como a de Paris a Lisboa. A viagem durava quase um ano inteiro, pois exigia paradas para plantio e colheita. Entre esses pioneiros estiveram os pais de Dona Eza, trazendo tudo o que tinham. 

Foto: @gui_cavalheiro

“Por que o da Prata e não eu...?”

Para ciúmes do Rio Formoso, sua grande amiga Dona Eza nasceu na margem esquerda do Rio da Prata, em Bonito, aos 23 de Agosto de 1928. Nesse mesmo ano nasceu também a cidade de Bonito, à época uma vastidão de matas e de belezas em estado puro que revelariam um segredo à menina: quanto mais pessoas trouxer para nos conhecer, mais feliz você será.    

A natureza contida em seu nome

Os pais de Eza eram trabalhadores da terra, profundamente agradecidos pela paz de Bonito. Mas a relação de sua filha com a ecologia se mostrou ainda mais intensa e especial. Eza e a natureza têm semelhanças até no nome. Bonito inteira foi o seu parque de diversões. Cada novo recanto, rio, cachoeira e caverna, que foram sendo descobertos nos passeios em família, a faziam sorrir de alegria. Um dia ela conheceu o verde esmeralda do Formoso. 

Do olhar à amizade foi um pulo. Em águas cristalinas.
  • O Formoso mostrou tudo à Eza, como nunca antes havia mostrado a alguém. Apresentou seus pássaros, a Serrinha da Piúva, a lagoa, seus córregos, as matas e os caminhos para cavalgar de onde a vista seria mais bela. Tudo o que é hoje o Parque Ecológico Rio Formoso. Um dia a pegou pela mão e a levou até um recanto, próximo à suas águas. Queria lhe fazer um presente. Contou que na outra margem morava o amor da vida de Eza, que ela conheceria na Festa de São Pedro, o padroeiro de Bonito.
  • Festa de São Pedro, Bonito, 1952: clique 

Foto: VisitMS

As histórias mais bonitas são feitas de encontros e desencontros

Nesta também. Antes de se casar com Janes e de unir definitivamente sua vida à ecologia de Bonito, Eza fez o curso colegial em Campo Grande, capital do estado do Mato Grosso do Sul. Passava apenas as férias em Bonito. A viagem de 298 km entre Campo Grande e Bonito era feita em quatro dias, cruzando a Serra da Bodoquena, e incluía passar uma noite na Baia das Garças, próxima à terras Kadiwéu. A faculdade levou Eza para mais longe ainda, para a cidade do Rio de Janeiro, onde cursou letras Neolatinas na PUC – Pontifícia Universidade Católica.

O sonho ganha voz

Já de volta ao seu paraíso junto ao Rio Formoso, Eza criou nos anos 1970 a agência de turismo que se tornaria a maior do Estado do Mato Grosso do Sul. O nome, curiosamente, dava voz ao seu sonho de mostrar Bonito para o mundo: Vox Tour. A agência promoveu viagens de intercâmbio com os Estados Unidos e a Europa. Diferentes povos aprenderam pessoalmente a pronúncia e o significado de Bonito. Nessa época a internet estava nascendo. Araras e rios cristalinos lhe deram vida e cor. Bonito ganhou novos horizontes, admiradores e conhecimentos. 

O brinquedo mais Bonito que qualquer criança pode ter

Vânia, Paulo e Vanda, filhos de Dona Eza, cresceram no colo quente do tropical Formoso. Jogavam na água câmaras de ar de pneu de caminhão ou de trator, pulavam sobre elas e por três horas desciam o rio transparente, desde a prainha Paraíso, gargalhando junto com os macaquinhos que se divertiam com a alegria das crianças. Sentavam-se sob a cachoeira na prainha do Balneário, na companhia dos peixes. Faziam piqueniques entre aves coloridas, nos campos verdes junto à imensa dolina com 500 metros de circunferência e 100 metros de profundidade – hoje um dos passeios de Bonito, o Buraco das Araras. Os três irmãos criaram uma relação tão especial com o Formoso que até faz lembrar alguém.

Onde essa intrépida menina aprendeu isso?!?

Foi pulando, nadando e rodopiando nas águas do Rio Formoso que Vanda, filha de Dona Eza, ganhou boa parte da autoconfiança necessária para se tornar atriz, acrobata e uma das fundadoras da Intrépida Trupe, em 1986, grupo de grande expressão na cena artística brasileira. Ela fez a direção técnica das audições do Cirque Du Soleil no Rio de Janeiro, nos anos 2000, 2002 e 2008. Ainda hoje, quando Vanda não está no palco, está no Formoso. É aquela ali que se equilibra com perfeição no stand up paddle.

Um novo tipo de parque, para um novo milênio

Dona Eza teve a cumplicidade de seus filhos Vânia, Vanda e Paulo para colocar em prática uma outra ideia. Um parque ecológico onde adultos e crianças – não importa onde tivessem nascido – se sentissem em casa e em seu habitat natural quando mergulhassem no rio, passeassem a cavalo, percorressem trilhas na mata e nas águas, em boias coloridas. O Rio Formoso de Dona Eza se transformou no Parque Ecológico do mundo inteiro em 1999. 

Batismo de amor à ecologia

Mergulhar no Formoso cria uma conexão eterna com o rio. Isso aconteceu com o bisneto do gaúcho que chegou em caravana há mais de um século. O Formoso foi o primeiro rio de Bruno. Em 2012, ele deixou o Rio de Janeiro para se dedicar ao Parque Ecológico. Entre as conquistas de sua administração, uma em especial o emociona: ver que a alegria que o Rio Formoso inspirou nele, em sua avó, Dona Eza, em sua mãe, Vânia, em seus tios e em cada visitante foi comprovada como característica real do Parque Ecológico Rio Formoso no processo de recertificação para o ISO 21101, obtido em Junho de 2019.

Foto: Visit MS

Tempos de Bonito

“O tempo do cheiro doce das frutas, o tempo das notas florais, o tempo da terra molhada, o tempo das noites claras”. Para Vânia, não são as estações do ano, inventadas pelo homem, que dividem o tempo em Bonito. As horas também são contadas de forma diferente. As águas tranquilas avisam que é hora de mergulhar, e à noite embalam o sono. O ir e o vir dos pássaros cantam o nascer e o pôr do sol. Os berrantes dão música às chegadas e partidas. “O vento sopra manso e quente, trazendo acalento. O relógio de Bonito marca a vida bem vivida. Todo dia é dia bonito em Bonito”. 

 

Foto: @alinegobbi

“Novas aventuras em todos os planos da natureza”

Para Vanda, Bonito é incomparável em muitos aspectos. “Os passeios propõem novas aventuras em todos os planos da natureza – aéreos, aquáticos, subterrâneos e submersos. Aguçam a percepção. Estimulam a auto superação. Promovem o encontro com o lúdico da natureza, o imaginário das águas, dos voos dos pássaros, a magia das profundezas dos abismos e grutas”.

 

Foto: Tui Boaventura

 

Ecogastronomia, já provou?

Esta nova forma de pensar o que você come acontece naturalmente em Bonito, não veio de nenhuma escola culinária, mas tem muito a ver com o movimento Slow Food, fundado pelo jornalista italiano Carlo Petrini. A ecogastronomia coloca no prato a preservação da biodiversidade, o respeito ao agricultor e a escolha de ingredientes de qualidade. Para Vanda e Vânia, a ecogastronomia é alma dos restaurantes de Bonito – e sugerem alguns lugares em que você poderá provar desta receita: na pizzaria Zapi Zen, na Casa do João, no Restaurante Juanita, no Bar e Restaurante Taboa, no Pastel Bonito, na feira dos pequenos agricultores das manhãs de sábado. 

 

Era uma vez felizes para sempre

O Parque Ecológico recebe muitas vezes por ano grupos de crianças especiais. A natureza do Formoso proporciona a elas experiências inclusivas e estimulantes. Suas águas fazem vibrar a infância, também para as crianças que parecem viver ilhadas em seu eu. Imagine meninas e meninos descobrindo nos bosques que o mundo tem mais cores. Que o céu os escuta, e responde com cantos que podem voar. Que se veem mais felizes quando olham para o espelho d’água. Imagine meninas e meninos encontrando nas águas esmeralda a mesma alegria cristalina que uniu para sempre Dona Eza e seus filhos e netos com o amigo Formoso, o rio brinquedo do Parque Ecológico.

 

Comece agora mesmo a planejar a sua viagem para Bonito!

Agências

Passagens, hospedagem, translados, aluguel de veículos, reserva de passeios: a agência de viagem cuidará de tudo para você, de forma personalizada, e lhe fará ótimas sugestões. E parcelará o pagamento

Hotéis

Uma acolhedora pousada no centro turístico, um lindo hotel integrado à natureza, um hostel surpreendente com preços bem acessíveis, um grande resort repleto de lazer: qual deles tem a cara da viagem de seus sonhos?

Publicaremos sempre novas informações sobre o turismo em Bonito, um destino Incomparável para quem curte natureza, passeios emocionantes, gastronomia com muitas opções, passear pelo comércio e vivenciar a cultura local.

Lembre-se de voltar! Se quiser, podemos avisar você:

IDB – Instituto de Desenvolvimento de Bonito
Rua 24 de Fevereiro 1507 Bonito | Mato Grosso do Sul | 79.290-000
[email protected]

 

Feito por: Sandwich Content | MCM Proesp

 

 

Bonito-in.com (C) Todos os direitos reservados