PT EN FR DE ES
Parque das Cachoeiras - Rio Mimoso Bonito MS Bonito Incomparável
Parque das Cachoeiras

Um dos mais impressionantes Rios de Bonito e o homem santo que aprisionou em um morro a mítica cobra gigante que ameaçava destruir tudo. Uma história de amor em forma de água. O sol e um salto. Um parque com sete cachoeiras mágicas, cada uma delas rivalizando com as outras em beleza e transparência das águas. Para você mergulhar também em lendas e em histórias fascinantes. E emergir encantado das águas do Mimoso.

 

Máximo de visitantes / dia: 187

Adultos e crianças

Atividades: Trilhas e cachoeiras para banho 

Duração da atividade: 4h00

 

A alegria é esmeralda

O Mimoso é um dos oito principais rios de Bonito. Ele traz em suas águas a cor esmeralda que simboliza o lugar onde nasceu, a verdejante Serra da Bodoquena. Em uma parte de seus 50 quilômetros o Mimoso brinca com os declives do terreno e se lança no ar, em forma de cachoeiras, feliz como uma criança no parque. Esse é o lugar que você irá conhecer agora.

Foto: Multi-Frequência

A vista a partir do deck dá uma bela ideia do que lhe aguarda

O Parque das Cachoeiras está em uma fazenda banhada pelo Rio Mimoso. Logo ao chegar, uma bela surpresa: o receptivo com deck junto à uma cachoeira, piscina de borda infinita, redário, restaurante e vestiários, para guardar roupas e objetos que não deseja molhar. Porque daqui em diante você irá entrar na água muitas vezes. E para que se sinta absolutamente confortável e em segurança ao fazer isso, irá receber o colete com boias.

Caminho de histórias

1.800 metros em trilhas suspensas levarão você mata adentro margeando o Rio Mimoso, na companhia de histórias e curiosidades que serão contadas pelo guia, aguçando ainda mais a sua expectativa. Ao logo do percurso fará sete paradas para banhos, selfies e sensações muito especiais.

Fauna rica e curiosa

Durante toda a trilha você terá a agradável sensação de que olhinhos curiosos o observam, mesmo quando não conseguir vê-los. A vida no Mimoso abrange diferentes espécies de aves e de pequenos mamíferos.

Um grandioso tesouro de tufas calcárias

Calcário, água e tempo: esses três elementos atuaram em conjunto para criar preciosas cavernas junto ao Rio Mimoso e esculpirem em suas águas piscinas naturais e cachoeiras de tufas calcárias. Você encontrará incontáveis formações assim em seu passeio no Parque das Cachoeiras.

De volta à infância nas piscinas da Cachoeira do Mulungu

A primeira cachoeira do passeio, batizada com o nome de uma planta medicinal e ornamental do Cerrado e da Caatinga, remete a um  paradisíaco playground aquático. Desça a escada de madeira, entre nas piscinas naturais com profundidades entre 1 e 2 metros, e sinta-se criança novamente.

Cachoeira da Gruta, um olhar para o passado

As grutas na rocha que dão nome à esta cachoeira também foram cachoeiras em tempos antigos, quando o Mimoso corria por outros caminhos. A Cachoeira da Gruta revela como as cachoeiras crescem com o passar dos anos, milímetro por milímetro: através dos galhos estacionados no alto da queda d’água. Enquanto pensa a respeito, desfrute da piscina natural.

Cachoeira do Sol, onde irá presenciar um brilhante fenômeno

O Sol passa o dia todo mergulhado em suas águas, dando a elas luminosidade e transparência espetaculares. Isso acontece porque a Cachoeira do Sol está em uma localização privilegiada dentro do Parque das Cachoeiras. Veja a cachoeira de um ponto de vista inusitado: uma corda o guiará do deck até a parte de trás da queda d’água, de 4 metros de altura.

Cachoeira do Amor. De verdade.

Dois decks em forma de coração, piscinas naturais de tufas calcárias e a cortina d’água com aproximadamente 8 metros de altura contam a história real de um casal que se conheceu aqui no Parque das Cachoeiras, e se casou. Suas águas rasas, com profundidades entre 1 e 2 metros, inspiram fotos como esta. Peixinhos apaixonados também frequentam a cachoeira, incluindo Piraputangas e Curimbatás.

Cachoeira do Sinhozinho, uma homenagem ao herói de Bonito

Sinhozinho é personagem central de vários mitos e lendas que envolvem a Serra da Bodoquena. Curandeiro, por tratar das pessoas e dos animais utilizando plantas da região. Santo, por realizar milagres e ser seguido por pássaros e ovelhas. Herói, por aprisionar a cobra gigante que ameaçava Bonito. Em homenagem a ele, o Parque das Cachoeiras lhe reservou um recanto de águas e matas onde reina a paz que Sinhozinho não conheceu enquanto viveu, nos anos 1940.

Cachoeira da Figueira. E também dos pássaros e macacos.

Centenas de figueiras parecem se dar as mãos em torno das águas desta cachoeira. Ela é a mais rasa de todas, com profundidades entre cinquenta centímetros e 1 metro – um espelho d’água para deitar-se, flutuar e apreciar a copa das figueiras, onde pássaros e macacos se alimentam de seus frutos.

Cachoeira do Salto: pulando 7 metros de encontro às águas

A cor esmeralda, a transparência das águas e plataforma para salto com 7 metros de altura serão um convite irresistível para acrescentar um tipo diferente de emoção à sua visita ao Parque das Cachoeiras. Mas você pode apenas nadar até a queda d’água para uma sessão de hidromassagem natural.

“Curve-se diante da natureza”

Parecem obstáculos, mas na verdade são ensinamentos

Em alguns pontos da trilha irá se deparar com galhos e troncos que a natureza colocou em seu caminho. Para prosseguir, será preciso curvar-se sob eles. Esse gesto ensina de forma silenciosa que mesmo nós, os poderosos humanos, somos regidos por uma força infinitamente maior, e belíssima.  E faz pensar que talvez não seja por acaso que a vida coloque obstáculos em nosso cotidiano.

Comece agora mesmo a planejar a sua viagem para Bonito!

Agências

Passagens, hospedagem, translados, aluguel de veículos, reserva de passeios: a agência de viagem cuidará de tudo para você, de forma personalizada, e lhe fará ótimas sugestões. E parcelará o pagamento

Hotéis

Uma acolhedora pousada no centro turístico, um lindo hotel integrado à natureza, um hostel surpreendente com preços bem acessíveis, um grande resort repleto de lazer: qual deles tem a cara da viagem de seus sonhos?

Publicaremos sempre novas informações e dicas dos hotéis, pousadas, hostels e resorts que fazem de Bonito um destino Incomparável em alternativas de hospedagem. 

Lembre-se de voltar! Se quiser, podemos avisar você:

IDB – Instituto de Desenvolvimento de Bonito
Rua 24 de Fevereiro 1507 Bonito | Mato Grosso do Sul | 79.290-000
[email protected]

 

Feito por: Sandwich Content | MCM Proesp

 

 

Bonito-in.com (C) Todos os direitos reservados