PT EN FR DE ES
Nascente Azul - Flutuação no Olho D'Água da Nascente Azul Bonito MS Brasil Bonito Incomparável
Nascente Azul

É muito fácil se imaginar sonhando, correndo por dentre as exuberantes matas em meio a animais silvestres, flutuando entre os peixes em águas azuis cristalinas.  Esta profunda conexão com a natureza nos permite vivenciar emoções intensas. A Nascente Azul, antes de tudo, é um sentimento: felicidade em estado cristalino.

 

Máximo de visitantes / dia:

870 visitantes 

Adultos e crianças, com restrição a algumas atividades

Atividades: Flutuação, day use balneário, adventure e mergulho com cilindro.

Horario de funcionamento das 8:00 as 16:00 baixa temporada das 8:00 as 17:00 alta temporada 

 

Disney ecológica!

Alguns comparam a Nascente Azul com a Disneylândia. Uma Disney ecológica, porque nela é possível viver diferentes experiências de interação com a natureza. Mas as diferenças é que são mais marcantes: Walt Disney construiu um magnífico parque temático nos pântanos da Flórida, e a Nascente Azul viveu o processo inverso: a fazenda cedeu lugar à natureza original. Talvez Walt Disney não tenha pensado em fazer da ecologia a maior atração de seu parque por dois motivos, porque nem os gênios conseguem pensar em tudo, e porque a Flórida não é Bonito.

Flutuar, mergulhar, voar ou apenas relaxar: 4 formas de curtir a Nascente Azul

A Nascente Azul é um passeio completo, lúdico, relaxante e também com muita adrenalina. É na verdade um complexo de ecoturismo que proporciona diferentes formas de integração com a natureza: trilhas em meio as matas ciliares, flutuação, Balneário, mergulho com cilindro no Lago da Capela e Adventure Nascente Azul, com pêndulo humano e a maior tirolesa do Mato Grosso do Sul.

Trilha

Após uma breve apresentação da atividade pelo guia, você seguirá pela trilha com total acessibilidade em meio às paisagens exuberantes da mata ciliar, incluindo uma incrível cachoeira de tufas calcárias. Animais nativos podem ser avistados frequentemente, como macacos, catetos, cervos, antas e muitas aves. A trilha termina na Nascente, onde você irá contemplar um fenômeno natural que ficará para sempre registrado em sua memória.

Foto: Marcio Cabral

Desvendado o mistério da nascente azul turquesa

Desde que foi encontrada pela primeira vez, os impressionantes tons de azul da água na Nascente Azul intrigaram as pessoas. Até que a ciência deu nome ao que acontece ali: espelhamento, um espetacular fenômeno ótico que só pode ser observado em alguns lugares do planeta, onde a água reflete o tom azul turquesa incrível que deu origem ao nome Nascente Azul. Acrescente os peixes nadando, uma variedade incrível de plantas aquáticas nesse mundo colorido e luminoso. Agora se imagine flutuando nele.

Flutuar será natural para você

Após um breve treinamento prático você se sentirá perfeitamente adaptados aos equipamentos para flutuação. Chegou o momento mais esperado: entrar em um verdadeiro aquário emoldurado pela mata, onde a luz do sol faz da água um espelho com diferentes tons de azul, incluindo o raríssimo e cintilante turquesa.

Mergulho rumo ao coração da Nascente Azul

As águas da Nascente brotam a 7 metros da superfície, a uma vazão média de 182 litros por segundo – o suficiente para formar um rio de uma única nascente! Algo raro. Que tal conhecer onde nasce a energia e a magia destas águas, sentindo pequenas bolhas de ar abraçando o seu corpo?  Tire o colete flutuante, prenda e respiração e mergulhe fundo ate as profundezas da nascente. Os peixes irão lhe acompanhar na viagem.

Os 300 metros mais surpreendentes que já percorreu

Outra viagem emocionante começará agora. Recoloque o colete flutuante e relaxe. Você sentirá suas pernas subindo lentamente. Terá a impressão de que uma mão invisível mantém o seu corpo na horizontal, apenas parcialmente submerso na água. Respire normalmente pelo snorkel e aprecie o espetáculo que acontece 360 graus à sua volta:  a vida submersa da Nascente Azul. Enquanto isso, quase sem que perceba, o suave fluxo de água do rio levará você flutuando por aproximadamente 300 metros onde verá muita vida: são mais de 10 espécies de peixes mais de 30 tipos de plantas.

Sem correnteza e emocionante

A flutuação na Nascente Azul é uma experiência formidável, intensa em novas sensações e muito tranquila de ser realizada, por não ter correnteza e ser um rio largo. Cada grupo é formado por no máximo 10 pessoas, com acompanhamento permanente do guia. Ao término da atividade você retornará ao receptivo do passeio em um carro de apoio.

O Balneário pode ser bem tranquilo ou cheio de diversão. Você escolhe.

Aqui no Balneário Nascente Azul você pode relaxar curtindo as paisagens belíssimas envolvendo a piscina ecológica, a lúdica praia com quiosques, crianças construindo castelos na areia, a capela e o lago cristalino de águas correntes esverdeadas vindas da Nascente, habitado por uma grande variedade de plantas e peixes que sempre interagem com as pessoas, árvores e aves completam esse cenário natural.  Você ainda conta com uma excelente estrutura de bar e restaurante, ornamentados por artistas locais inspiradas em temáticas indígenas da tribo Kadiwéu. 

 

Se você procura mais emoção, destacamos o Aqualokko, um circuito de pontes suspensas sobre a água, e também a tirolesa kids e adulto.

 

No Balneário Nascente Azul você ainda encontrará: praia com quiosques, cascata, piscina ecológica, quadra de vôlei, playground, vestiario, redário e serviço de bar e restaurante.

Tranquilidade, Emoção e Diversão integrados à natureza

No centro do lago você verá adultos e crianças se equilibrando em pontes que não param de se mover, derrubando todos e produzindo esguichos d’água e cascatas de gargalhadas: esse é o Aqualokko. Crianças passam voando nas tirolesas aquáticas. Em outro ponto, pessoas celebram sua comunhão com a natureza na capela ecumênica dedicada à Mãe Natureza. Logo ali pertinho, pessoas se banham na cascatamassagem, a massagem revigorante feita pela força das águas em contato com o corpo.

A cachoeira de tufas calcarias que renasceu

Entre o receptivo principal e o receptivo do Adventure Nascente Azul você encontrará uma das mais belas imagens de Bonito: uma cachoeira de tufas calcárias, formações naturais de travertinos compostas por desníveis e degraus que compõem um verdadeiro espetáculo da natureza. Uma longa cachoeira que desagua em forma de véu. Complementando o espetáculo, aves pescadoras ficam sempre por ali à espera de peixes desavisados. Próximo a cachoeira você encontrará uma antiga MCE – Micro Central Elétrica, em pleno funcionamento e que faz parte da história de Bonito.

Tirolesa: 500 metros de pura emoção

Bem-vindos ao Adventure, mais uma maneira com que a Nascente Azul mostra o que é Bonito quando você tem espírito de aventura. A maior tirolesa do Mato Grosso do Sul está aqui. Ela irá lhe revelar as maravilhas naturais de Bonito de um ponto de vista arrebatador: voando sobre um cenário paradisíaco. Você terá aos seus pés matas ciliares e cachoeiras belíssimas. À sua volta, até onde conseguir enxergar, a paisagem da magnífica Serra da Bodoquena. Ao seu lado, pássaros, que talvez lhe acenem em sinal de cumplicidade.

Torre do Adventure Nascente Azul, você precisa conhecer!

A Torre do Adventure, com uma linda vista para a Serra da Bodoquena, será o seu ponto de partida para uma brincadeira irresistível: o Pêndulo Humano. Diversão e forte emoções lhe aguardam! Seu corpo estará elevado a uma altura de até 12 metros, mas terá a sensação de estar muito mais alto, devido ao desnível do terreno. Você estará preso a cabos, em uma espécie de grande balanço. Quando o mecanismo do pêndulo é acionado, cada pequeno movimento que fizer tem sua força multiplicada no sentido oposto. Adeus, gravidade! Lá vai você girando e saltando no ar, que nem criança que descobriu possuir superpoderes.

Lago da Capela, cristalino como as águas da Nascente Azul

Chegou a hora de conhecer mais uma atividade oferecida pelo complexo de ecoturismo Nascente Azul, que coloca você em contato com a natureza: o mergulho com cilindro no Lago da Capela. O lago é cristalino, abastecido por águas correntes que vem diretamente da Nascente Azul.  Aqui você pode reparar em   mais um fenômeno da natureza: as águas azuis da nascente ao formarem o lago, se transformam em um verde esmeralda profundo – o cenário perfeito e a oportunidade ideal para mergulhar em meio à rica fauna e flora aquática de Bonito. O mergulho dura de 40 minutos a 1 hora.

Ninguém precisa ter curso ou carteira de certificação

Todos podem mergulhar com cilindro entre cardumes de peixinhos e peixões que são muito amigáveis. O mergulho no Lago da Capela é uma experiência super divertida, acessível para quem nunca mergulhou e até para quem não sabe nadar.  E 100% segura, com grupos de no máximo 2 mergulhadores, acompanhados o tempo todo por instrutor de mergulho. O Lago da Capela tem até 5 metros de profundidade. Que proporcionam infinitos sorrisos de encantamento.

Acessibilidade é importante para você?

A Nascente Azul tem uma real preocupação com a acessibilidade, por entender ser seu dever que suas atividades de ecoturismo devam se estender a todos, incluindo os pequeninos, os da melhor idade e pessoas com alguma limitação física, independente de seu grau. Consequentemente nosso projeto de acessibilidade torna nossas instalações mais seguras e cômodas a todos nossos visitantes.

Com certeza, segurança é importante para você e sua família

A segurança é fundamental e fator preponderante na experiência que a Nascente Azul proporcionara a nossos visitantes. O passeio é certificado pela norma internacional ISSO 21101, no Sistema de Gestão de Segurança para a prática das atividades de turismo de aventura.  E para a maior tranquilidade dos visitantes, a Nascente Azul conta com seguros em todas as atividades, além de manter toda a sua equipe treinada e certificada pelos órgãos responsáveis.

A Nascente Azul proporciona também economia à sua viagem

Você pode adquirir o voucher apenas para o day use no Balneário Nascente Azul.  Mas se adquirir qualquer outra atividade, como a flutuação, o mergulho com cilindros ou o Adventure, poderá curtir o day use do Balneário sem custo adicional: ele estará incluído! Com isso, além de economizar por não precisar comprar uma atividade extra, que já estará inclusa, você poupa o seu precioso tempo em Bonito.

Nascente Azul - Carlos Eduardo na bolsa de Valores SP Bonito MS Bonito Incomparável_banner
Minha História com Bonito

Pessoas agitadas, todos gritando ao mesmo tempo, campainhas, cada segundo fazendo a diferença e cotações no centro de tudo, determinando vencedores e perdedores. Carlos Eduardo tinha 14 anos quando começou a trabalhar na Bolsa, neste mundo estressante onde a agitação faz o coração bater constantemente em ritmo acelerado. O ecoturismo, em especial a paixão pela água, foi o jeito que ele encontrou para relaxar. Um dia Carlos Eduardo descobriu Bonito!

Uma ligação emocional

Amor à primeira vista é o que resume o que senti quando conheci Bonito, em 2008. O sentimento foi de tal proporção, o lugar mexeu tanto comigo, que resolvi imediatamente adquirir algo para minha família lá. Olhei umas terras, mas nenhuma me atraiu. Poucos meses depois recebi a ligação de um amigo, dizendo que tinha uma propriedade especial para me mostrar. Ele me enviou fotos e vídeos, que guardo até hoje com muito carinho.

O amor, o encantamento e o poder da natureza transformam vidas

Eu via nas imagens águas de um azul tão intenso e luminoso que quase era preciso piscar os olhos para continuar olhando. E o amor se transformou em encantamento, era exatamente aquilo que eu sonhava. Embarquei para Bonito no dia seguinte. Mal eu sabia, mas aquele lugar iria transformar a história da minha vida!

Lago da Capela em 2008, antes do projeto de recuperação ambiental 

Me deparei com o descaso com a natureza

Fui conhecer pessoalmente a área que comprei. Vi os efeitos da erosão nas margens devido ao pisoteio do gado, no rio os bois entravam livremente. Vi o assoreamento do rio por terra e material orgânico levado pelas chuvas: haviam retirado a vegetação ciliar e plantado capim em muitos pontos das margens, para alimentação da boiada. Não vi o que diziam ser uma das maiores cachoeiras constituídas por piscinas naturais de tufas calcárias de Bonito. O curso do rio tinha sido desviado para suprir os tanques para a criação comercial de peixes, interrompendo o fluxo de água para a cachoeira. As tufas calcárias foram invadidas por capim. Tristeza é a palavra que descreve tudo o que vi.

Coisas que só vemos se fecharmos os olhos

Fechei os olhos e imaginei o que este lugar foi um dia. Uma obra prima da natureza, com o verde das matas contrastando com o azul turquesa das águas. Um paraíso de vida, com pássaros e pequenos mamíferos colorindo ainda mais a paisagem. Respirei fundo e prometi que tudo ali renasceria. Dei à fazenda o nome de Rio Bonito. O curso d’água eu batizei de Nascente Azul. E o profissional do mercado financeiro começava ali, mesmo que ainda sem saber, a se transformar em empreendedor  conservacionista.

Início do trabalho de recuperação da mata ciliar, em 2008

A matemática da natureza é diferente da matemática que eu conhecia

Na Bolsa, quando 10.000 investidos se transformam em 2.000 é sinal de uma catástrofe. Na natureza, 10.000 mudas plantadas podem se transformar em 2.000 árvores adultas – um enorme sucesso quando você se dispõe a reflorestar uma área degradada. Aprendi isso com as pessoas fantásticas que escolhi para me assessorar na recuperação do bioma da fazenda e da nascente, um processo desgastante que durou longos anos até aparecerem os primeiros resultados. Nos momentos de desânimo e impaciência eu me recarregava na força, na energia e na sabedoria da natureza, que continuamente ia se recuperando.

Sonho, determinação e perseverança

Algumas ações merecem destaque no projeto de recuperação ambiental do Complexo Nascente Azul:

 

1- Reflorestamento da vegetação ciliar;

2- Recuperação e conservação do solo e da água através da implantação de curvas de nível em toda a área;

3- Desativação dos desvios e reestabelecimento do curso original do rio;

4- Isolamento e preservação permanente de 100 metros do rio;

5- Recuperação das cachoeiras de tufas calcárias;

6- Ampliação das áreas de reserva legal;

7- Conexão com remanescentes florestais;

8- Formação de corredores para circulação e proteção da fauna silvestre.

Compartilhar é multiplicar alegrias

Sabe quando você tem algo infinitamente belo e raro, e descobre que a maior alegria que obterá disso será compartilhar com outras pessoas? A ideia de abrir a Nascente Azul para visitação surgiu em 2010. Junto com ela vieram outros dois anos de estudos, licenças ambientais e ações. Mais trabalho. A natureza fazia cada dia valer a pena, por mais duro que fosse.

 

Quero compartilhar agora com você, no vídeo abaixo, o que a Nascente Azul significa em termos de paz e de vida.

 

Clique e receba a energia da Nascente Azul

Nasce o atrativo Nascente Azul, natureza compartilhada

O Complexo de Ecoturismo Nascente Azul foi inaugurado em meados de 2012. Cada detalhe foi planejado em função do turismo sustentável, envolvendo trabalhos de proficiências de diferentes áreas ambientais, como a biologia, geologia e hidrologia, entre outras. As várias estruturas e equipamentos do Complexo estão integradas não apenas à natureza, mas também a um plano de constante aprimoramento técnico e monitoramento ambiental.

Eles voltaram!

Um dia me disseram que os animais do topo da cadeia alimentar haviam voltado à Nascente Azul. Ou seja, todas as espécies abaixo deles também já haviam retornado. Toda uma cadeia havia sido restabelecida. Foi uma sensação incrível realizar esse sonho.

A natureza sempre reflete quem somos, de verdade

Adultos e crianças brincando juntos, gargalhadas, toda aquela natureza. 

Comecei a sentir que esse era o meu oxigênio, o que dava sentido à minha vida. Eu já passava dos 40 anos quando comecei a administrar a Nascente Azul e vivenciar tudo isso em meu dia a dia. Assim como a fazenda e a nascente, eu também havia renascido. O Carlos Eduardo mais conhecido como Jeca na Bolsa, que contava apenas números, hoje conta sorrisos e olhos brilhantes de alegria, nasceu o Carlão da Nascente Azul. Quando olho o meu reflexo nas águas cristalinas da Nascente Azul eu vejo um homem abençoado tomado por um profundo sentimento de gratidão.

Comece agora mesmo a planejar a sua viagem para Bonito!

Agências

Passagens, hospedagem, translados, aluguel de veículos, reserva de passeios: a agência de viagem cuidará de tudo para você, de forma personalizada, e lhe fará ótimas sugestões. E parcelará o pagamento

Hotéis

Uma acolhedora pousada no centro turístico, um lindo hotel integrado à natureza, um hostel surpreendente com preços bem acessíveis, um grande resort repleto de lazer: qual deles tem a cara da viagem de seus sonhos?

Publicaremos sempre novas informações e dicas dos hotéis, pousadas, hostels e resorts que fazem de Bonito um destino Incomparável em alternativas de hospedagem. 

Lembre-se de voltar! Se quiser, podemos avisar você:

IDB – Instituto de Desenvolvimento de Bonito
Rua 24 de Fevereiro 1507 Bonito | Mato Grosso do Sul | 79.290-000
[email protected]

 

Feito por: Sandwich Content | MCM Proesp

 

 

Bonito-in.com (C) Todos os direitos reservados