fbpx
PT EN FR DE ES
Bonito Lagoa Misteriosa
Lagoa Misteriosa

Você poderá apenas flutuar na imensidão azul, assimilando sensações que desconhecia e se perdendo em pensamentos enquanto tenta vislumbrar onde as águas terminam. Se fizer isso existe uma grande chance de que decida equipar-se com um cilindro e realizar o seu mergulho de batismo, seguindo os feixes de luz. Passado algum tempo, talvez retorne a este lugar, agora com o certificado que lhe permitirá um mergulho técnico, bem mais profundo. Foi o que fez Augusto Auler em Setembro de 1992, na Expedição Franco-Brasileira Bonito. E depois dele, Gilberto Menezes, em 1998, estabelecendo os 220 metros de profundidade até hoje conhecidos, mas ainda provisórios.


Máximo de visitantes / dia: 96 pessoas

Adultos e crianças a partir de 6 anos (Trilha e Flutuação) e 10 anos (Mergulho com Cilindro).

Atividades: Trilha e Flutuação, Mergulho com Cilindro e Mergulho Técnico.

Duração do passeio: Trilha e Flutuação, 1h40. Mergulho com Cilindro, 1h40 minutos. Mergulho Técnico, duração variável conforme objetivo do mergulho.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
Foto: Fernando Peres
Um tesouro geológico dentro do outro

Uma lagoa da cor do céu dentro de uma caverna freática que está dentro de uma dolina de 75 metros de profundidade. O surgimento da Lagoa Misteriosa envolveu uma rara combinação de forças naturais acontecendo em momentos distintos ao longo do tempo. Um elemento teve participação crucial em todo o processo de transformação da crosta terrestre que levou ao surgimento da Lagoa Misteriosa: o calcário. A fragilidade das rochas calcárias características da região de Bonito foi responsável pela transparência quase que inacreditável das águas da Lagoa Misteriosa.

 

Foto: Daniel de Granville
Você será um espeleoturista na Serra da Bodoquena

O lugar escolhido para esse espetáculo da natureza é atualmente um dos cartões-postais mais impressionantes da região de Bonito, no Mato Grosso do Sul: a Serra da Bodoquena, aclamada internacionalmente como um dos melhores lugares do planeta para a prática do espeleomergulho – o mergulho em gruta, caverna ou em outro espaço subterrâneo inundado. 

Foto: Marcelo Krause
O Monte Everest dos mergulhadores

Mesmo considerando as diversas maravilhas geológicas criadas na Serra da Bodoquena, a Lagoa Misteriosa reúne características extremamente peculiares que a colocam no topo da lista de desejos de turistas de todo o mundo. Para os mergulhadores profissionais, a Lagoa Misteriosa representa um desafio irresistível, uma espécie de Monte Everest envolto em águas transparentes e em temperatura média de 24 graus, que cresce em direção ao centro da Terra até onde ninguém sabe.

Foto: Rennan Almeida
Augusto Auler, o primeiro a olhar dentro destas águas

O Brasil foi o centro do mundo ecológico quando foi realizada a Eco 92 , a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em junho de 1992. Três meses depois se formou a Expedição Franco-Brasileira Bonito, que explorou cavidades alagadas na Serra da Bodoquena. Uma delas em especial atraiu a curiosidade dos integrantes da expedição: a Lagoa Misteriosa. O que haveria sob as águas? Augusto Auler mergulhou em busca da resposta. Voltou afirmando que alcançou 66 metros de profundidade, mas havia muito mais a ser visto.

220 metros: o impressionante mergulho de Gilberto Menezes de Oliveira

Em Junho de 1998, após 8 horas de exploração subaquática em que utilizou 8 misturas respiratórias diferentes, Gilberto Menezes de Oliveira emergiu das águas azuis com um relato magnífico e um instigante mapa mental da Lagoa Misteriosa.  Gilberto disse que “A caverna é muito profunda… Existe muito o que olhar e inspecionar… Existem dois poços basicamente verticais… Os dois poços se encontram… uma parede quase vertical….  Encontramos um cone de desabamento a cerca de – 205 m, com rochas no topo e areia muito branca ao redor…. A profundidade máxima atingida até o momento é de – 220 m em relação ao nível da lagoa”. E desde então ninguém foi mais fundo. Mas você ainda não havia aparecido por aqui. 

Foto: Beto Nascimento
Plano de Manejo internacionalmente premiado

Para que você possa flutuar e mergulhar na sétima caverna mais profunda do país, segundo a Sociedade Brasileira de Espeleologia, o acesso à Lagoa Misteriosa foi impedido durante seis anos. Durante esse tempo, especialistas em meio ambiente implantaram na Lagoa Misteriosa um Plano de Manejo com as mesmas diretrizes de qualidade de atendimento, de segurança e de sustentabilidade que vigoram na Estância Mimosa Ecoturismo, atrativo também operado pelo Grupo Rio da Prata, e que recebeu cobiçados prêmios internacionais.  Assim, em 2010, a Lagoa Misteriosa foi a primeira cavidade do Brasil a ter o seu Plano de Manejo Espeleológico aprovado pelo Centro Nacional de Pesquisas e Conservação de Cavernas (CECAV).

Foto: Beto Nascimento
Passeio Trilha e Flutuação

A viagem ao universo da Lagoa Misteriosa tem início pela trilha interpretativa que irá circundar a dolina de 75 metros de profundidade, onde repousam placidamente as águas azuis. Serão aproximadamente 15 minutos, com acompanhamento de um guia especializado na riquíssima biodiversidade da fauna e flora local. A escada com 185 degraus desce tranquilamente, revelando a cada passo um novo ângulo da Lagoa Misteriosa e das matas que parecem querer ocultá-la e protegê-la. A trilha inclui o Mirante, com uma perfeita visão panorâmica da Lagoa Misteriosa e do seu significado para a região de Bonito: uma pérola azul flutuando no verde das matas. O percurso na trilha, ida e volta, é de 1.100 metros.

Logística diferenciada para pessoas em cadeira de rodas

A Lagoa Misteriosa dispõe de uma tirolesa para auxiliar no transporte de pessoas que tenham dificuldade de locomoção, que usem cadeira de rodas. Por se tratar de uma logística diferenciada, envolvendo equipamentos e colaboradores, é necessário que informe com antecedência a agência de turismo que fará a reserva de seu Voucher Único para a Lagoa Misteriosa.

Foto: Marcelo Krause
Flutuar como só se flutua aqui

A trilha termina no deck de acesso à Lagoa Misteriosa. Você já estará com os equipamentos que lhe permitirão aproveitar cada segundo da experiência fantástica que estará prestes a começar: máscara, snorkel e colete salva-vidas. Apesar de ser recomendável saber nadar, existem pessoas que fazem a flutuação mesmo sem possuírem essa habilidade. Você irá flutuar em  águas absolutamente tranquilas, com peixes refletindo o luminoso dourado do sol e contrastando com o intenso tom de azul que só existe aqui.

Foto: Marcelo Krause
40 metros de visibilidade subaquática

Com o rosto semi-submerso nas águas tranquilas da Lagoa é possível desvendar 40 metros de mistérios ao redor e ao fundo. Há quem afirme já ter vislumbrado 60 metros horizontalmente sob as águas da Lagoa Misteriosa. Poderá observar os dois formidáveis abismos, cada um deles com aproximadamente 10 metros de diâmetro, e que levam ao desconhecido fundo da Lagoa.

Foto: Marcio Cabral
Mergulho de batismo com Cilindro

Desde o início da trilha interpretativa, aventureiros a partir de 10 anos vibram só de imaginar que passarão 30 minutos imersos no maior mistério da região de Bonito. Não é necessário possuir certificação para o mergulho de batismo com cilindro. A atividade inclui os equipamentos para SCUBA e o treinamento no deck de acesso à Lagoa Misteriosa. Para cada dois mergulhadores estreantes haverá um instrutor muito atencioso e experiente. 

SCUBA a 8 metros de profundidade

O Mergulho de batismo com Cilindro poderá atingir 8 metros de profundidade. Mas as histórias que serão contadas pela vida inteira serão bem mais profundas. Falarão de feixes de luz, do vislumbre de antiquíssimos troncos submersos, de rochas que formam imponentes paredões verticais se projetando do infinito das águas. E da sensação de voar no espaço, de brincar livre da gravidade, sobre um planeta líquido.

Foto: Ruver Bandeira
Mergulho com Cilindro Autônomo Básico, Autônomo Avançado e Avançado Nitrox

Mergulhar mais fundo nas belezas da Lagoa Misteriosa só depende da certificação que possui. A Open Water Scuba Diver permite o Mergulho Autônomo Básico a 18 metros de profundidade. Se tiver a certificação Advanced Open Water Scuba Diver poderá realizar o Mergulho Autônomo Avançado, e atingir 25 metros. O Mergulho Avançado Nitrox, chegando até 30 metros, é possível sob consulta e para quem tiver a certificação Advanced Open Water Scuba Diver. Em todas as modalidades de mergulho haverá um instrutor para cada dois mergulhadores. Estes mergulhos também incluem o fornecimento de equipamentos e o percurso pela trilha interpretativa.

Foto: Marcio Cabral
Mergulho Técnico

Os mergulhos técnicos são realizados em profundidades entre 30 e 60 metros. A Lagoa Misteriosa propicia diferentes tipos de mergulhos técnicos e cursos de formação, incluindo Mergulho Profundo, Caven Diver, Trimix Diver e Nitrox Diver, entre outras possibilidades. Todos os mergulhos técnicos dependem de aprovação prévia por parte da Lagoa Misteriosa. Além disso, os mergulhadores devem possuir o seguro DAN dentro da validade e com cobertura relacionada ao tipo de mergulho, além das certificações necessárias. 

Foto: Ivan Cavas
Mergulhos de exploração abaixo de 60 metros

Mergulho de exploração é o que fizeram Augusto Auler e Gilberto Menezes de Oliveira, conforme viu acima. Eles utilizaram técnicas sofisticadas para atingirem grandes profundidades e descobrirem tudo o que se sabe até hoje a respeito da Lagoa Misteriosa. A permissão para o mergulho abaixo de 60 metros deverá obedecer a todas as recomendações do CECAV/ICMBio, e segue os mesmos procedimentos do Mergulho Técnico: aprovação prévia por parte da Lagoa Misteriosa, agendamento especial, seguro DAN com cobertura relacionada ao tipo de mergulho e dentro da validade, e certificação de mergulho condizente com os objetivos.

Foto: Rennan Almeida
Mais do que um mistério, um ensinamento

Por mais fundo que vá nas belezas naturais da região de Bonito, você jamais conhecerá tudo. Porque existe muito a ser descoberto e porque a natureza não é uma obra acabada. É uma tela infinita ainda sendo pintada pelo Artista. Esse é o ensinamento da Lagoa Misteriosa aos que flutuam e mergulham em suas águas incrivelmente azuis em busca apenas de um mistério: qual será a profundidade? 

Comece agora mesmo a planejar a sua viagem para Bonito!

Agências

Passagens, hospedagem, translados, aluguel de veículos, reserva de passeios: a agência de viagem cuidará de tudo para você, de forma personalizada, e lhe fará ótimas sugestões. E parcelará o pagamento

Hotéis

Uma acolhedora pousada no centro turístico, um lindo hotel integrado à natureza, um hostel surpreendente com preços bem acessíveis, um grande resort repleto de lazer: qual deles tem a cara da viagem de seus sonhos?

Publicaremos sempre novas informações sobre o turismo em Bonito, um destino Incomparável para quem curte natureza, passeios emocionantes, gastronomia com muitas opções, passear pelo comércio e vivenciar a cultura local.

Lembre-se de voltar! Se quiser, podemos avisar você:

IDB – Instituto de Desenvolvimento de Bonito
Rua 24 de Fevereiro 1507 Bonito | Mato Grosso do Sul | 79.290-000
Info@bonitoin.com

 

Feito por: Sandwich Content | MCM Proesp

 

 

Bonito-in.com (C) Todos os direitos reservados