PT EN FR DE ES
A gastronomia em Bonito
A Gastronomia de Bonito

Você pode passar quase um mês em Bonito provando a cada dia uma culinária diferente, sem repetir o estilo de cozinha – a não ser que se apaixone por ele, claro. Se você é daquelas pessoas que amam se aprofundar na culinária regional quando viaja, não deixe de provar a Campomonesia adamantium, a carne de jacaré, os peixes e a chipa.

Está com fome de que hoje?

Um conhecido portal de viagens relacionou os espaços gastronômicos prediletos para comer em Bonito, na opinião de quem já esteve na cidade. Olha quanta variedade de culinária apenas entre os lugares citados:  Carnes grelhadas, Brasileira, Saudável, Vegetariana, Vegana, Opções sem glúten, Sul-americana, Contemporânea, Italiana, Pizza, Libanesa, Turca, Oriente Médio, Japonesa, Chinesa, Fusion, Pastel, Peixes, Sanduíches, Delicatéssen e Sopas. 

$ a $$$$$

Seguindo a categorização de preços por cifrões, que já deve ter visto em vários guias de viagens, os espaços gastronômicos de Bonito praticam preços de $ a $$$$$. Ou seja, não importa quanto você pretende desembolsar a cada refeição, os restaurantes, lanchonetes, bares, cafés e pubs de Bonito irão se encaixar em seu orçamento. Comer em Bonito não será necessariamente caro, mas será sempre delicioso.

A bebida que dá o maior Tereré entre os amigos

Tereré é a bebida oficial aqui da região de Bonito e do Pantanal Sul, um hábito trazido por povos das fronteiras do Brasil, da Argentina e do Paraguai. Reunir os amigos em rodas de tereré para contar as novidades é muito mais refrescante, gostoso e saudável do que fazer isso pelas rede sociais. O tereré tradicional é preparado com erva mate e água bem gelada. Muitos preferem adicionar gelo e suco de limão. Existem variações com suco de outras frutas. E até caipirinha caipirinha de tereré. Segundo os nutricionistas o tereré hidrata, é antioxidante, revigorante, ajuda na memória, na concentração e no controle da gordura corporal. 

O Chef pode ser você

Se a ideia for cozinhar enquanto estiver aqui, será divertido conhecer e conhecer os produtos regionais nos mercados de Bonito. Muitas marcas que encontrará será absoluta novidade para você, incluindo peixes congelados, café, doces e uma iguaria do Mato Grosso do Sul, a famosa linguiça artesanal de Maracaju, feita apenas com a carne da parte traseira do boi: picanha, alcatra, maminha… 

Campomonesia adamantium

A Guavira, para os íntimos, ou a “fruta que Adão comeria”, para os mais íntimos ainda, fruto símbolo do Mato Grosso do Sul, é amada em Bonito, está presente em sorvetes, pratos regionais e ganhou um festival gastronômico só dela, em Dezembro: o Festival da Guavira. Ela tem 20 vezes mais vitamina C do que a laranja, potássio que é excelente para o vigor muscular, magnésio que ajuda na digestão e cálcio e fósforo, que fortalecem ossos e dentes. Nada de se automedicar com guavira, hein?

Carne de jacaré tem gosto de que?

A carne é branca, tem sabor suave: de peixe, para muitas pessoas, com textura de carne de frango. E gosto de frango, para outras. Em Bonito você irá encontrar carne de jacaré frita, ao molho, ensopada e grelhada. A caça do jacaré é proibida em quase todo o Brasil, e especialmente em Bonito, onde a preocupação com o meio ambiente está presente em tudo. O jacaré servido aqui é criado em cativeiro, o que torna a carne muito mais saborosa do que a de animais abatidos na natureza.

Mostra Gastronômica de Bonito

A Mostra Gastronômica costuma ser uma das atrações do Festival de Inverno de Bonito, em Julho. Os espaços gastronômicos participantes apresentam um prato com ingredientes regionais, geralmente criado por grandes Chefs. Já participaram da Mostra os Chefs Valentim dos Santos, Magda Moraes, Lizandra Petinari, Felipe Caran, Edu Rejala, Dedê Cesco, André Nardo, Marcílio Galeano, Paulo Machado, Marcelo Gueiros, Sylvio Trujillo, Tomás Saldanha, Tó, Lucas Caslu e Daniel Barbosa. Os turistas elegem os pratos vencedores no voto direto.  

A chipa

Chamada por alguns de pão de queijo paraguaio, faz tempo que a chipa tem cidadania sul-mato-grossense e bonitense. Dourada ou mais clarinha, crocante, cremosa por dentro ou mais sequinha – mas sempre em formato de meia-lua – você irá encontrar esta delícia regional em muitos lugares de Bonito, e talvez em seu no hotel, pousada, hostel ou resort.

Aipim Cozinha de Raízes

Aqui a chef cozinha pra você! Viva essa experiência!

Casa do João Restaurante e Armazém

A Traíra Sem Espinho, que deixas as pessoas sem palavras.

Espaço Jack

A Jack ama churrasco .

E você?

Espeto Bonito

Quer o seu espetinho de que?

Juanita restaurante

Peixes, carnes, entradinhas e saideiras

Marruá Hotel Restaurante

A La Carte e também! A Los Pantaneiros!

Pantanal Grill

Tem um Brasil aqui dentro, com jacaré e tudo

Pastel Bonito

Experimente também o de costela com queijo e tomate

Restaurante Cantinho da Vovó

Delícias de antigamente, feitas no fogão à lenha

Restaurante do Marco Velho

Você não pode ir embora de Bonito sem provar a feijoada, viu?

Restaurante Nascente Azul

O segredo do sabor: 

é feito no fogão à lenha

Restaurante Praia da Figueira

Experimente, repita, sirva-se novamente, repita.

Restaurante Wetiga

Pintado Molho de Moqueca, com charme Wetiga para acompanhar

Subway

Parabéns, você achou o Subway mais Bonito do mundo!

Taboa Restaurante Bar

Servimos também ótima conversa e novos amigos

Varandas Restaurante

Piraputanga Safadinha e outros pratos bem sacados.

Zagaia Bar e Restaurante

600.000 m2 de natureza de entrada, e sabores panorâmicos

Zapi Zen Pizzas & Wraps

Pizzas leves e wraps geniais que nem só os vegetarianos adoram

Comece agora mesmo a planejar a sua viagem para Bonito!

Agências

Passagens, hospedagem, translados, aluguel de veículos, reserva de passeios: a agência de viagem cuidará de tudo para você, de forma personalizada, e lhe fará ótimas sugestões. E parcelará o pagamento

Hotéis

Uma acolhedora pousada no centro turístico, um lindo hotel integrado à natureza, um hostel surpreendente com preços bem acessíveis, um grande resort repleto de lazer: qual deles tem a cara da viagem de seus sonhos?

Colocaremos sempre nesta página as novidades sobre a gastronomia de Bonito, incluindo informações de restaurantes, lanchonetes, bares, cafés e pubs que são amigos de Bonito Incomparável.

Lembre-se de voltar! Se quiser, podemos avisar você:

IDB – Instituto de Desenvolvimento de Bonito
Rua 24 de Fevereiro 1507 Bonito | Mato Grosso do Sul | 79.290-000
[email protected]

 

Feito por: Sandwich Content | MCM Proesp

 

 

Bonito-in.com (C) Todos os direitos reservados