fbpx
PT EN FR DE ES
Passeio Estância Mimosa
Foto: Fernando Peres
Estância Mimosa Ecoturismo

É de cachoeiras o banho de paz e de boas energias que o mundo tanto precisa. Ele inclui a musicalidade das florestas, a sinfonia das matas, o coral de pássaros. Tudo começa por trilhas e por caminhos pela mata ciliar, absorvendo a alegria em seu estado mais puro, cristalino e natural. As pessoas chamam de passeio, mas o que a Estância Mimosa oferece de verdade são experiências que não passam, que se tornam parte de cada um que veio.

 

Máximo de visitantes / dia: 156 pessoas

Adultos e crianças a partir de 3 anos

 

Atividades: Trilha e Cachoeiras, Passeio a Cavalo, Observação de Aves, Passarinhada e Ensaio Fotográfico.

Duração do passeio: Trilha e Cachoeiras, 4h00. Passeio a Cavalo, 90 minutos. Observação de Aves, 4h00.

 Acesse o Site: www.estanciamimosa.eco.br

 

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
Foto: Thyago Sabino
As primeiras experiências

A fazenda tradicional de Bonito se tornou um atrativo turístico em 1.999. Em suas terras passou a se cultivar sustentabilidade e respeito à natureza, irrigados pelas cachoeiras do Rio Mimoso. A casa sede da antiga fazenda teve a arquitetura preservada. Hoje ela é o receptivo do passeio, o lugar onde os turistas vivem as primeiras experiências que a Estância Mimosa proporciona: o perfume das morrarias da Serra da Bodoquena e das florestas em volta – que representam 80% da propriedade –  harmonizados com o aroma de doces e de pratos típicos artesanais preparados no fogão à lenha.

 

Foto: Daniel De Granville
O Tony é da paz, pode perguntar pras borboletas

Todo mundo é fã do Tony, uma alma fofa em corpo de jacaré que mora no laguinho junto ao receptivo da Estância Mimosa. Claro que você não vai chegar perto. Mas fique a vontade para fotos.

Foto: Daniel De Granville
Atividades: Trilha e Cachoeiras, Passeio a Cavalo, Observação de Aves/Passarinhada e Ensaio Fotográfico

Com exceção das passarelas, corrimões, decks para contemplação e outras estruturas que asseguram conforto e segurança para os visitantes, tudo o que verá, ouvirá e sentirá na Estância Mimosa é autêntico, verdadeiro e bonito por natureza, como sempre foi. Em 2013, por iniciativa dos proprietários, a Estância Mimosa fez com que 66% de sua área se tornasse Reserva Particular do Patrimônio Natural.

Foto: Fernando Peres
Passeio Trilha e Cachoeiras

Este passeio reúne características tão raras, únicas e especiais em seus 2.800 metros de percurso que será uma viagem a parte dentro de sua viagem para Bonito. Você fará um “mergulho seco” em leitos de rios que existiram há muitos e muitos anos. Ficará frente a frente com árvores monumentais, com imensas raízes se sobressaindo da terra. Mirantes estrategicamente posicionados proporcionarão vistas formidáveis para o vale que acolhe o Rio Mimoso. A refrescante temperatura da floresta e seus aromas exóticos, a riquíssima variedade de cores e de vida silvestre, e as histórias contadas pelo guia, farão com que se sinta personagem de uma grande aventura ecológica. Isso sem falar das 10 cachoeiras, claro.

Foto: Daniel De Granville
É mais do que Sol

O Sol que dá nome a esta cachoeiras paradisíaca, com deck e ideal para nadar, que muitos visitantes dizem ser a sua preferida, também quer dizer paz e profunda comunhão com a natureza.

Foto: Thyago Sabino
Abençoados ensinamentos da Cachoeiras do Sinhozinho

A Estância Mimosa dedicou este visual espetacular ao ser iluminado que Bonito teve o privilégio de contar como morador por volta dos anos 1940. Sinhozinho foi, sem dúvida, o primeiro a mostrar para as pessoas daquele tempo a importância de preservarem a ecologia. Sem pronunciar uma única palavra, apenas com gestos que apontavam o céu, as águas cristalinas, as matas e a terra, explicava como tudo está relacionado. Sinhozinho conhecia o poder curativo das plantas, e o compartilhava com todos que precisassem. Não se sabe de onde veio e para onde foi. Mas até hoje ninguém por aqui esqueceu o que ele ensinou.

Foto: Daniel De Granville
10 cachoeiras, 9 paradas para banho e 1 salto

Água Doce, Saí-Andorinha, Sinhozinho, Mulungu, Do Sol e Do Salto: à exemplo de todos os seres da natureza, cada cachoeiras tem a sua personalidade, forma, altura, colorido e até mesmo voz. No passeio Trilha e Cachoeiras você conhecerá 10 das cachoeiras mais cativantes, simpáticas, alegres e saltitantes de Bonito.

Foto: Daniel De Granville
A Cachoeiras do Mulungu convida a relaxar

Uma linda piscina natural para se debruçar nas bordas e deixar as águas do Rio Mimoso levarem embora aquela sensação de urgência típica da vida digital.

Foto: Daniel De Granville
As gargalhadas em forma de água doce

A Cachoeiras Água Doce e as crianças possuem grande cumplicidade. Ela é ruidosa e espalha respingos de felicidade por todos.

Foto: Hudson Garcia
Várias piscinas em cascata na mesma cachoeiras

Vista deste ângulo, a Cachoeiras da Água Doce e suas pequenas piscinas naturais interligadas faz pensar: quantos séculos foram necessários para esculpir as rochas por onde correm as águas? O guia de seu grupo tem a resposta.

Foto: Daniel De Granville
Massagem natural na Cachoeiras Saí-Andorinha

Aquelas tensões do dia a dia que vão se acumulando, travando o pescoço, retesando a musculatura: tudo isso sai com água na Cachoeiras Saí-Andorinha.

Foto: Daniel De Granville
Ok, chegou a hora da grande aventura

Tudo muito bonito, tudo muito tranquilo, mas a Cachoeiras do Salto quer ver do que você é capaz. Pular ou não pular não é uma decisão que envolve segurança – aliás, a Estância Mimosa é referência internacional nesse quesito. A questão aqui é que os 5 metros de altura da plataforma da Cachoeiras do Salto farão o poço natural lá embaixo parecer pequeno e distante. Aceita um conselho? Pule! Será uma experiência inigualável.

Foto: Fernando Peres
Certificado de Segurança em Turismo Aventura

Em 2008, a Estância Mimosa iniciou a sua participação no programa Aventura Segura da ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura) em parceria com SEBRAE e Ministério do Turismo. Entre 2008 e 2010, a Mimosa realizou a implantação do seu Sistema de Gestão de Segurança – SGS, o qual consiste em uma série de documentos, ações e procedimentos que visam prevenir a ocorrência de acidentes.  Em 2010, este sistema recebeu a auditoria da ABNT Certificadora, a qual resultou na certificação do Sistema, comprovando que o mesmo atende os requisitos das normas da ABNT ISO 21101 e normas relacionadas. Desde então, a Estância Mimosa recebe auditorias anuais para manutenção da certificação, comprovando o compromisso com a segurança dos visitantes e colaboradores.

Foto: Fernando Peres
Safari fotográfico a bordo do famoso Biguá

O percurso do passeio Trilha e Cachoeiras inclui 500 metros no Rio Mimoso a bordo do Biguá, o barco ecológico que virou notícia internacional quando estreou na Estância Mimosa, em 2019. Com motor elétrico alimentado por energia solar, o Biguá leva seus 15 passageiros confortavelmente acomodados em poltronas acolchoadas. Silenciosamente e sem poluir nem o ar e nem a água. Não acaso, o Biguá foi denominado pelo fabricante como modelo Safari 7.0 M: você realmente fará um safari fotográfico, e poderá registrar a vida silvestre às margens do Mimoso.

Foto: Udu de Coroa Azul, ave símbolo de Bonito, registrada por Maurício Neves
Passeio Observação de Aves

A primeira pergunta é o quanto você gosta de aves. Se a resposta tiver a ver com paixão, o passeio Observação de Aves irá corresponder ao seu amor – mais de 253 formas, cores, plumas e cantos diferentes. Essa é a quantidade de espécies do Bioma Cerrado que já foram registradas na Estância Mimosa. Por enquanto. Quem sabe você se torne o/a primeiro/a a avistar uma nova espécie, nunca se sabe. O passeio tem início pela manhã, com acompanhamento de guia especializado e bilíngue, e roteiro especial abrangendo a lagoa, a morraria e a mata ciliar do Rio Mimoso. Ornitólogos e fãs de birdwatching vem de diferentes países especialmente para ver de perto as raridades que a Estância Mimosa preserva em suas florestas.

Foto: Daniel De Granville
Passarinhada - Uma belíssima aventura visual

A Passarinhada é a atividade relacionada à observação de aves que as famílias mais apreciam. O roteiro é mais curto do que o do passeio Observação de Aves, envolvendo o entorno da sede da fazenda. As crianças vibram ao receberem o binóculo, se sentem grandes aventureiros. E serão: a Estância Mimosa é um santuário de aves, de descobertas e de surpresas.

Foto Beto Nascimento
Passeio a Cavalo: 90 minutos e séculos de tradições

É apenas de cima de um cavalo que você verá as matas e as florestas da forma como foram vistos pelos primeiros europeus que chegaram nesta região. O Passeio a Cavalo é realizado em grupos de até 8 pessoas, utilizando animais dóceis e treinados, e sob procedimentos especiais de segurança.

Foto: Daniel De Granville
Agende o seu Ensaio Fotográfico

Por tudo o que viu até aqui – e faltou mostrar muito mais! – reparou como as cachoeiras, as florestas, as matas e o visual panorâmico para a morraria da Estância Mimosa combinam com aquela ideia de fazer ensaio fotográfico realmente especial e impactante? Sim, é possível, basta agendar através das agências de viagem, como fará com os outros passeios.

Foto: Daniel De Granville
Venha flutuar de corpo e alma

Todos que pensam em Bonito se imaginam flutuando em águas transparentes. Quem conhece a Estância Mimosa descobre que a palavra flutuar tem novos significados nestas matas. Ela inclui cachoeiras cercadas por florestas e uma sensação de leveza que envolve, alcança a alma e ilumina o sorriso.

Comece agora mesmo a planejar a sua viagem para Bonito!

Agências

Passagens, hospedagem, translados, aluguel de veículos, reserva de passeios: a agência de viagem cuidará de tudo para você, de forma personalizada, e lhe fará ótimas sugestões. E parcelará o pagamento

Hotéis

Uma acolhedora pousada no centro turístico, um lindo hotel integrado à natureza, um hostel surpreendente com preços bem acessíveis, um grande resort repleto de lazer: qual deles tem a cara da viagem de seus sonhos?

Publicaremos sempre novas informações sobre o turismo em Bonito, um destino Incomparável para quem curte natureza, passeios emocionantes, gastronomia com muitas opções, passear pelo comércio e vivenciar a cultura local.

Lembre-se de voltar! Se quiser, podemos avisar você:

IDB – Instituto de Desenvolvimento de Bonito
Rua 24 de Fevereiro 1507 Bonito | Mato Grosso do Sul | 79.290-000
Info@bonitoin.com

 

Feito por: Sandwich Content | MCM Proesp

 

 

Bonito-in.com (C) Todos os direitos reservados