PT EN FR DE ES
Boia Cross
Ecossistema

Por que Bonito é mais bonito do que outros lugares do planeta?

Uma feliz e raríssima combinação entre geologia, clima, fauna, flora e pessoas aconteceu aqui. 

Tudo começou a ficar Bonito há 1 bilhão de anos

Há mais de um bilhão de anos tudo era mar no lugar que hoje conhecemos por Bonito. Alguns dos seres desse mundo subaquático eram algas, que sedimentaram o calcário. Os sedimentos se depositaram no leito do mar, secaram e ainda podem ser observados hoje. São as pedras cinzas nas cavernas da região. Estima-se que existam mais de 100 cavernas na região da Serra da Bodoquena, onde está Bonito.

Foto: Breno Teixeira

Natureza e seres humanos

Os rios de Bonito possuem uma espécie de filtro natural. O calcário “empurra” para o leito dos rios os resíduos orgânicos da natureza, deixando as águas transparentes, de um azul luminoso, único, incomparável. Isso se soma ao verde das matas tropicais em volta, ao canto dos pássaros, às vozes dos animais que habitam as margens e à diversas medidas de proteção ambiental, severamente observadas. O resultado só poderia ser Bonito.

Foto: Visit MS Oficial

6.000 espécies de aves, mamíferos, peixes e plantas

Araras, tucanos, corujas suindara, tuiuiús, udús. Tamanduás, lobos-guará, onças pintadas. Piraputangas, pacús e dourados. Figueiras, jaracatiás, guavira. 65% das aves catalogadas no Estado do Mato Grosso do Sul estão em Bonito: 340 espécies. Mamíferos, são 195. Peixes, mais de 50 e podem chegar a 2.000. Plantas, são 4.000 diferentes. A maioria você poderá observar nos passeios, e alguns até mesmo em seu hotel e nas ruas da cidade.

O clima de Bonito é perfeito para a fauna, a flora e os turistas

O clima tropical de Bonito possibilita que você encontre o verão na maioria das estações. Em 8 meses do ano, de Setembro a Abril, as temperaturas geralmente são superiores a 30º Celsius. De Maio a Agosto as temperaturas máximas podem alcançar 29º Celsius. Frio só a noite, e no inverno, podendo chegar a 13º Celsius. O clima de Bonito propicia o habitat ideal para a proliferação das diferentes espécies de vida.

21.500 fiscais da natureza em Bonito

Praticamente 90% dos 21.500 habitantes de Bonito estão direta ou indiretamente envolvidos com o turismo. E todos com o turismo sustentável, ensinado desde a escola para cada bonitense. As paisagens incomparáveis de Bonito são fruto de esforços e atenções diárias para com o meio ambiente, aprimoradas constantemente, transmitidas a todos os visitantes e transformadas em ações práticas de sustentabilidade nos hotéis, restaurantes, passeios e comércio.

Banho de sol até nos banheiros de Bonito

As ações sustentáveis não se limitam aos cuidados com o meio ambiente praticados pelos passeios. É comum encontrar hotéis e outros tipos de negócio que implantaram composteiras, minhocários e sistemas para captação de água da chuva e de energia solar.

COMTUR de Bonito, referência internacional de turismo sustentável

Em 1995 é criado o Conselho Municipal de Turismo de Bonito – COMTUR, hoje uma referência nacional para a implantação de Conselhos em outros destinos turísticos no Brasil. 

Foto: Daniel De Granville

Voucher Único de Bonito

Também em 1995 é criado o sistema de Voucher Único, documento obrigatório para que os turistas pudessem visitar os passeios. O Sistema de Voucher Único, tornado digital em 2010, estipula a capacidade de visitação máxima diária de cada atrativo ecológico de Bonito, a partir de severos estudos de impacto ambiental.

De um sábio autor desconhecido

“Em Bonito nada se tira além de fotos, nada se deixa além de pegadas, nada se mata a não ser o tempo, nada se queima a não ser calorias, nada se leva a não ser saudades” O autor desse pensamento é desconhecido, mas certamente ele sabe como Bonito cuida do meio ambiente.

Os peixes de Bonito verão você como um amigo

A pesca é proibida em Bonito, por Lei Municipal. E a caça, por Lei Federal. Uma das consequências mais surpreendentes causadas pela proibição da pesca é a aproximação constante que os peixes fazem dos turistas: eles não se sentem ameaçados pelas pessoas.

Desmatamento ilegal quase zero no Mato Grosso do Sul

O desmatamente ilegal praticamento zero foi atingido em 2017, conforme o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica do Inpe. O que você verá a sua volta nas trilhas de Bonito é o que existia antes da chegada dos colonizadores europeus.

Best Destination for Responsible Tourism

Em 2013, o mundo descobriu outro aspecto fascinante sobre Bonito, a responsabilidade com o meio ambiente. Bonito recebeu nesse ano o prêmio Best Destination for Responsible Tourism, concedido na World Travel Market, em Londres.

Premio Destination Award, Tourism for Tomorrow

Em 2014 Bonito foi finalista do prêmio Destination Award Tourism of Tomorrow, promovido pelo WTTC – Worls Travel Tourism Council, realizado na China.  A justificativa para a indicação: Bonito conseguiu impedir que os impactos negativos do turismo de massa afetassem sua herança natural. A chave para esse sucesso foi instigada em 1995 pelo Conselho de Turismo da região, que implantou um sistema para limitar o número de visitantes, usando vouchers. Esse sistema foi graças à visão de uma impressionante rede de stakeholders locais, desde proprietários privados até empreendedores locais, todos buscando conservar essas paisagens que fazem parte do Parque Nacional da Serra de Bodoquena.

Foto: Carol Coelho

#1 Destination for Summer 2017 National Geographic

Desde 1888 a National Geographic tem levado seus leitores e internautas aos lugares mais interessantes e surpreendentes do planeta. Em 2017 ela os convidou a conhecerem Bonito, escolhido o destino número 1 para o Verão. E explicou porque: é um dos principais destinos de ecoturismo, concentrado na sustentabilidade, com esplendor natural, cachoeiras, cavernas e um mundo submarino fervilhante. Com vouchers limitados, você terá mais chances de ver o que quiser, sem esperar.”

Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil

Até 2018, Bonito já havia recebido 15 vezes o Prêmio de Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil, promovido anualmente pela Revista Viagem e Turismo, através da votação de jurados especializados e leitores. 

Publicaremos sempre novas informações sobre o ecossistema que faz de Bonito um lugar Incomparável para quem curte natureza. 

Lembre-se de voltar! Se quiser, podemos avisar você:

IDB – Instituto de Desenvolvimento de Bonito
Rua 24 de Fevereiro 1507 Bonito | Mato Grosso do Sul | 79.290-000
[email protected]

 

Feito por: Sandwich Content | MCM Proesp

 

 

Bonito-in.com (C) Todos os direitos reservados