fbpx
PT EN FR DE ES
Por do Sol na Serra da Bodoquena Bonito MS Bonito Incomparável Foto Daniel de Granville_Banner

Sinhozinho, a lenda que explica Bonito

Mais uma pintura feita pela Birgitte Tümmler: foi ela que desenhou o Sinhozinho, na ilustração acima – feita em caneta esferográfica – e que gentilmente permitiu que a utilizássemos. Nascida em Copenhague, Dinamarca, Birgitte Tümmler, veio ao Brasil ainda criança e cresceu em um sítio na região metropolitana de Curitiba com seus pais ensinando-a a viver como uma dinamarquesa. Esse hibridismo tornou-se parte de sua vida. Envolveu-se com arqueologia, espeleologia e escotismo, trazendo à tona seu amor pela natureza brasileira.

 

Sinhozinho, a lenda que explica Bonito

Por que você tem a sensação de respirar respeito à natureza em todos os hotéis, passeios, restaurantes e lojas da região de Bonito e Pantanal Sul ?

Por que até mesmo em coisas simples, como telefones públicos e pequenos objetos de decoração, esse respeito se mostra tão vivo?

Porque muitas décadas antes da palavra ecologia ser constante em nossas vidas, um homem solitário que viveu em Bonito fez dela o sentido de sua existência.

 

Vamos voltar no tempo…

 

O ano era 1940.

 

Surge na cidade de Bonito um senhorzinho de estatura baixa, magro, com cabelos cacheados e loiros, olhos e pele clara. Usava uma roupa larga. Seu braço esquerdo estava sempre coberto.

 

Sua vida era um mistério. Ele não falava, ninguém sabe de onde ele veio, onde nasceu.

 

Se comunicava muito, mas apenas com gestos. Apontava para o céu várias vezes quando queria dizer algo.

 

Vivia andando pela cidade, acompanhado por carneirinhos

 

Não tinha casa, não pedia comida e também não aceitava quando alguém oferecia.

 

Se alimentava de frutas, mel, peixes e mandioca, pegos ali mesmo, direto na Serra da Bodoquena.

 

Sinhozinho também ensinava as pessoas a plantar e colher.

 

Talvez houvesse nisso algo mais profundo, como verá adiante. Porque em relação à ecologia, sempre colhemos o que plantamos.

 

Sinhozinho arrebanhava multidões

 

A história algumas vezes se refere a ele como um frei, mas que não batizava ninguém. Outras vezes como uma profeta, como reencarnação de São João Batista.

 

Mestre Divino, como as pessoas o chamavam, era muito conhecido por ser curandeiro e realizador de milagres, utilizando apenas cinzas e água em suas sessões de cura.

 

Ele formava um grande grupo de pessoas que o acompanhavam durante suas peregrinações, construía várias cruzes de madeira e fincava no chão, que simbolizava segurança por onde passava.

 

A maioria delas já não existe. A santa cruz em frente ao morro da cobra persiste. E sob ela está guardado o ensinamento de Sinhozinho que se tornaria a essência de Bonito.

Fotos: Bonito Incomparável – Cruz original e Descrição de quem foi Sinhozinho, dentro da capela.

 

A Lenda

 

Naquela época era muito comum as pessoas morrerem com picada de cobra, e uma de suas principais histórias – a lenda – foi dele ter aprisionado uma serpente gigante dentro de uma pedra em uma gruta no alto de uma montanha, e o feito foi selado por uma de suas cruzes.

 

Rumores dizem que a serpente ainda vive no subsolo de Bonito, e se a cruz for descoberta e retirada, ela se soltará para devorar todos que não cuidam da natureza.

 

De certa forma é isso o que acontece quando o ser humano devasta o meio ambiente, destruindo ecossistemas.

 

O relato de vírus que se proliferaram a partir de mercados que comercializam espécies silvestres parece familiar para você?

 

O Sumiço

 

Sinhozinho desapareceu sem deixar vestígios.

 

Os mais velhos contam que ele foi preso por pessoas que se sentiram incomodadas pela grande quantidade de seguidores que cativou. Talvez ele tenha sido morto.

 

Talvez tenha apenas seguido o seu destino: espalhar por aí a semente do respeito à ecologia.

 

Sinhozinho vive nas cachoeiras, de Bonito ao Pantanal Sul

 

Muitas cachoeiras de passeios junto ao Rio Formoso homenageiam Sinhozinho.

 

O rio que muitos dizem ser o mais belo e imponente de Bonito viu Sinhozinho beber de suas águas cristalinas.

 

Há quem acredite que as águas dos rios de Bonito, não só as do Formoso, tenham poder de cura.

 

É verdade se acreditar que todos os males do corpo comecem pela alma: um banho de cachoeira aqui é, principalmente, um banho de generosidade da natureza.

Cachoeira do Sinhozinho – Parque das Cachoeiras

 

A Capela de Sinhozinho

 

A vida e a memória de Sinhozinho são cultuadas até hoje pelos moradores de Bonito.

 

No lugar em que ele passou várias noites foi erguida uma pequena capela que atrai centenas de fiéis todos os anos, principalmente no mês de outubro.

 

No feriado de Nossa Senhora acontecem carreatas pedindo cura e proteção, e também em agradecimento pela saúde.

 

A capela de Sinhozinho está a 20 minutos do centro de Bonito.

 

Ela não é uma atração turística. É preservada de forma solidária por pessoas da comunidade.

 

Você poderá visitá-la com o seu carro. Sem pagar nada. E levando de recordação, no coração, o que existe de mais valioso em Bonito. O amor à natureza e o respeito a todos os seres.

Fotos: Bonito Incomparável – Capela e imagem do Sinhozinho

Share on facebook
Share on whatsapp

COMPARTILHE COM OS AMIGOS!

VEJA MAIS POSTS

Comece agora mesmo a planejar a sua viagem para Bonito!

Agências

Passagens, hospedagem, translados, aluguel de veículos, reserva de passeios: a agência de viagem cuidará de tudo para você, de forma personalizada, e lhe fará ótimas sugestões. E parcelará o pagamento

Hotéis

Uma acolhedora pousada no centro turístico, um lindo hotel integrado à natureza, um hostel surpreendente com preços bem acessíveis, um grande resort repleto de lazer: qual deles tem a cara da viagem de seus sonhos?

Publicaremos sempre novas informações sobre o turismo em Bonito, um destino Incomparável para quem curte natureza, passeios emocionantes, gastronomia com muitas opções, passear pelo comércio e vivenciar a cultura local.

Lembre-se de voltar! Se quiser, podemos avisar você:

IDB – Instituto de Desenvolvimento de Bonito
Rua 24 de Fevereiro 1507 Bonito | Mato Grosso do Sul | 79.290-000
Info@bonitoin.com

 

Feito por: Sandwich Content | MCM Proesp