Bonito implantou seis protocolos de biossegurança setoriais
Passeios, Hotéis, Bares e Restaurantes, Comércio, Transporte e Agências de Turismo: estes seis segmentos do turismo de Bonito receberam atenção especial de uma equipe formada por profissionais e entidades do setor, gestores públicos, sanitaristas e biólogos para a elaboração de um conjunto de orientações específicas para a prevenção do COVID-19.
Bonito está entre as menores cidades brasileiras, mas é considerada o maior polo de ecoturismo do país. Boa parte dos 19.587 habitantes de Bonito trabalham em alguma atividade relacionada ao turismo. Os protocolos setoriais foram formulados para preservar a saúde dos visitantes e dos colaboradores das centenas de passeios, hotéis, bares, restaurantes, empresas de transporte, lojas e agências de turismo.
Protocolo de Biossegurança ATRATIVOS TURÍSTICOS
Mesmo considerando de que os passeios de Bonito são realizados em sua maioria em grupos pequenos e em grandes áreas abertas, o protocolo dos atrativos turísticos estipulou redução na capacidade de visitantes diários. Os grupos serão preferencialmente formados por pessoas da mesma família e por turistas que viajam juntos. Além disso, por ser comum que os passeios em Bonito ofereçam mais de uma atividade para os turistas – flutuação, balneário e cavalgada, por exemplo – cada atividade recebeu recomendações especiais em seus procedimentos. A higienização de equipamentos, que mesmo antes da pandemia era realizada de forma rigorosa, foi intensificada. Este protocolo contou com a orientação do Biólogo Especialista Edmundo Dineli Costa Jr.
Protocolo de Biossegurança HOSPEDAGEM
Cada serviço que os hotéis oferecem a seus hóspedes, por mais simples que pareça, envolve um complexo procedimento operacional que não é percebido pelo turista, envolvendo colaboradores, equipamentos e fornecedores. Todas as etapas desse processo receberam orientações específicas no protocolo de hospedagem, desde o momento do check-in e abrangendo todas as áreas comuns e de lazer. Este protocolo foi desenvolvido em conjunto com o SESI / MS – Serviço Social da Indústria do Mato Grosso do Sul.
Protocolo de Biossegurança ESTABELECIMENTOS DE ALIMENTOS E BEBIDAS
A cozinha dos bares e restaurantes de Bonito possui personalidade própria, já reconhecida em diversos festivais gastronômicos realizados no Mato Grosso do Sul. Provar dos diferentes pratos, petiscos, sobremesas e bebidas está entre as experiências especiais que Bonito proporciona a seus visitantes. O protocolo dos estabelecimentos de alimentos e bebidas, formulado com auxílio do SESI / MS, abrange desde a rotina de higienização de equipamentos e utensílios até o distanciamento entre mesas e o controle da quantidade de clientes em cada estabelecimento.
Protocolo de Biossegurança ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS
O comércio de Bonito é um passeio a parte dentro da viagem. As lojas de camisetas, bijuterias, cerâmicas e de muitos outros produtos regionais contam sobre a história, a arte e a cultura de Bonito. Para que a lembrança que você leve de Bonito não seja o COVID, os diferentes tipos de lojas foram analisados na formulação do protocolo dos estabelecimentos comerciais, formulado em conjunto com o SESI / MS – Serviço Social da Indústria do Mato Grosso do Sul.
Protocolo de Biossegurança SERVIÇOS DE TRANSPORTE EM GERAL
Muitos turistas brasileiros vêm à Bonito com o próprio veículo. Mesmo entre estes, é comum que vários optem por utilizar o transporte compartilhado ou o aluguel de automóveis para a locomoção entre o hotel e os passeios, comércio, bares e restaurantes. Toda a logística operacional do transporte em Bonito foi avaliada em conjunto com o SESI / MS, resultando no protocolo para os serviços de transporte em geral, com um amplo conjunto de recomendações envolvendo higienização intensa e atenções especiais. Entre eles, o controle de fluxo de pessoas, com atendimentos realizado com horário marcado, respeitando o limite máximo de participantes de acordo com as diretrizes de organização e distanciamento.
Protocolo de Biossegurança AGÊNCIAS DE TURISMO
Os passeios em Bonito só podem ser reservados através de agências de turismo. Esse é um dos pilares do Voucher Único que Bonito criou em 1994, e que se tornou referência internacional, assegurando rígido controle da quantidade de visitantes diários de cada passeio. Neste momento em que os limites de visitação foram reduzidos, e que “controle” se tornou ainda mais sinônimo de “prevenção”, as agências de turismo de Bonito desempenharão papel essencial. Os turistas utilizam as agências também para a reserva de hospedagem, locação de automóveis e outros serviços. As agências de turismo de Bonito estão preparadas para oferecer de forma digital todo o suporte de que o turista precisa. Mesmo assim, foi elaborado um protocolo específico para agências de turismo, também com auxílio do SESI / MS.
Voucher Único, o voucher da Preservação da Vida comemora 25 anos em 2020
Criado em Bonito por biólogos, ambientalistas, técnicos e pela comunidade – e implantado em 1994 pelo COMTUR – o Voucher Único é emitido digitalmente, está integrado à rede mundial de agências de turismo e envolve os atrativos turísticos da região de Bonito e do Pantanal Sul. Em 2014, os organizadores do World Travel Tourism Council explicaram porque indicaram Bonito como finalista do prêmio Destination Award, Tourism for Tomorrow: “Bonito conseguiu impedir que os impactos negativos do turismo de massa afetassem sua herança natural”. A National Geographic comemorou em seu portal internacional: “Com vouchers limitados, você terá mais chances de ver o que quiser, sem esperar.”