O gesto de lavar as mãos se tornou símbolo de respeito e de amor
O vírus que assustou o mundo em 2020 gerou uma epidemia de solidariedade. Famílias, condomínios, bairros, cidades, nações, continentes se uniram para ajudar quem mais precisa: moradores de rua, médicos, idosos, os mais carentes. Reunimos neste post ideias inspiradoras de pessoas daqui de Bonito, do Brasil e de outros países que têm uma coisa em comum: deixam claro o que significa Ser Humano, e que nada pode isolar o amor.
Alô, vizinho!

Cartaz de moradores oferece ajuda aos mais velhos. Reprodução: Facebook
Que tal interfonar para seus vizinhos de prédio e de condomínio e dizer que se eles precisarem de algo, que você está a disposição para ajudar? Às vezes poderá faltar açúcar para fazer o pudim, um desses remédios básicos do dia-a-dia ou até mesmo um bom dia… quantos de seus vizinhos moram sozinhos?
Cavalgada de doações, em Porto Alegre
Realizada na semana passada, no bairro Lami, arrecadou doações para famílias carentes. A meta: conseguir 2 mil quilos de alimentos a serem entregues na sexta-feira, dia 10 de Abril, no feriado de Páscoa. Até o dia 4 de Abril haviam arrecadado mil quilos

Foto: Reprodução/RBS TV – Portal G1
Carona nas Compras, em Florianópolis
Sempre acontece de precisarmos sair de casa para comprarmos algo. Se precisar sair, talvez possa aproveitar e comprar algo que seu vizinho precise. Dê carona e pegue carona nas compras. Coloque uma carta no elevador, colocando-se à disposição. O morador de um condomínio de Florianópolis teve esta linda iniciativa.
O Varal de Alimentos de Belo Horizonte
O grupo ‘Liga do Amor’ está arrecadando em Belo Horizonte biscoitos, frutas e outros alimentos, que são acondicionados em sacolas presas a um varal colocado em locais públicos que concentram moradores de rua. Esta iniciativa já acontecia antes do Covid, e agora se tornou ainda mais importante.

Foto: Débora Máximo/Arquivo Pessoal | Portal BHAZ
Astronauta do Bem, em Wuhan, na China
Parecendo um astronauta, com máscara, óculos protetores e um macacão azul, o motorista de táxi Zhang Lei levou idosos e pessoas de baixa renda – sem cobrar pela corrida – para supermercados, farmácias e hospitais. No auge da crise, o táxi do Zhang foi um brilho de esperança e de humanidade nas ruas vazias de Wuhuan.

Zhang Lei, uma dos milhares de pessoas que se voluntariaram para transportar moradores de Wuhan, epicentro do coronavírus na China Foto: Amy Qin/The New York Times | Portal Estadão //saude.estadao.com.br/noticias/geral,a-dadiva-de-se-movimentar-numa-cidade-sob-quarentena,70003187660
Máscaras caseiras, em Bonito
Sim, aqui em Bonito também! O IDB – Instituto de Desenvolvimento de Bonito irá remunerar costureiras da cidade para confeccionarem máscaras de proteção, que serão distribuídas gratuitamente para idosos. Passeios, hotéis e restaurante filiados ao IDB fornecem os recursos para esta ação.

Foto: Divulgação
Refeições quentes para as equipes médicas, em Wuhuan, na China
Li Bo estava prestes a inaugurar o seu restaurante quando o isolamento social o impediu. Ele teve ideia: junto com o seu chef de cozinha, Li preparou 200 refeições que seriam enviadas aos profissionais. Ele disse que fez isso porque gostaria que os médicos pudessem comer uma porção de comida quente em algum momento.

Foto: Wikimedia Commons | Portal: Acheiusa
Fábricas de Máscaras
Roupas que a sua família já não usa podem se transformar na matéria-prima de máscaras. Vale desmanchar aquela camisa velha, calça antiga, cueca, cortina, o que for. Os tecidos podem ser de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. Chame as crianças para a brincadeira! Comece distribuindo entre os moradores de seu prédio. Depois pelos prédios vizinhos, pelas farmácias do bairro… veja neste link como confeccionar, utilizar e higienizar as máscaras: //www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46645-mascaras-caseiras-podem-ajudar-na-prevencao-contra-o-coronavirus

Imagem ilustrativa | Portal: O Globo