PT EN FR DE ES
Por do Sol na Serra da Bodoquena Bonito MS Bonito Incomparável Foto Daniel de Granville_Banner

Experiencias Gastronomicas em Bonito

Experiências Gastronômicas… Pra sua viagem ser completa!

 

Dicas sobre o que comer em Bonito!

Viajar para lugares paradisíacos e poder voltar a esses lugares é sempre uma experiência marcante na vida de qualquer viajante. Poder curtir, relaxar, admirar belas paisagens, entrar em contato com diferentes ambiente sempre deixam lembranças memoráveis. Mas uma coisa pouco planejada e se quer cogitada por muitos são as experiências gastronômicas.

Assim como estar em um belo lugar nos dá uma sensação incrível de satisfação, fazer boas refeições e conhecer novos sabores é igualmente importante para tornar nossas viagens ainda mais incríveis. Não se trata apenas de comer bem, mas de vivenciar experiências gustativas que podem até mesmo mudar nossa perspectiva sobre culturas gastronômicas e combinação de sabores.

Comer bem: uma experiência sensorial inesquecível.

Vivenciar uma experiência gastronômica está além de comer simplesmente. Trata-se de uma combinação de sentidos que são automaticamente ativados quando você inicia essa experiência. Um espaço agradável e confortável (que pode ser temático), uma boa musica ao fundo no volume certo, a temperatura do ambiente, o colorido da comida, a apresentação do prato, os diferentes aromas, a temperatura dos alimentos e os diferentes sabores são fatores que determinam uma verdadeira experiência culinária. Lógico que o prato é o principal fator dessa experiência, mas ele sozinho, sem a combinação de todos esses elementos, não passa de uma simples refeição.

Dessa forma, aliada a um ambiente especialmente preparado para viver essa experiência, cada comida ativa uma diferente combinação de sabores básicos, ajudando a torná-la única. Muitas comidas têm um sabor distinto com o resultado da soma de seu gosto e cheiro, percebidos simultaneamente. Além disso, outras modalidades sensoriais também contribuem com a experiência gustativa, como a textura e a temperatura dos alimentos. Odores, texturas e o prazer que a comida proporciona fazem a diferença.

Você conhece o sabor Umami?

Ao degustar um alimento ou bebida, os receptores das células gustativas localizadas na superfície da língua recebem as substâncias do gosto. Nesse momento são ativados cerca de 7.500 e 12.000 botões gustativos que irão identificar os gostos básicos – doce, salgado, azedo, amargo e umami – e transmitir informações para o cérebro através dos nervos gustativos.

Umami (palavra de origem japonesa que significa “delicioso e apetitoso”) é o nome do quinto sabor básico descoberto pelo pesquisador japonês Kikunae Ikeda, no ano de 1908.

O umami é descrito como um gosto denso, profundo e duradouro que produz na língua uma sensação aveludada. Apesar de ter sido descoberto no início do séc. XX foi somente no ano 2000 que pesquisadores confirmaram que existe na língua humana um receptor específico para o umami.

Agora que você conhece o umami, que tal em sua próxima viagem tentar identificá-lo nas novas experiências culinárias que irá desfrutar?

Comer bem viajando é mais que possível, é imprescindível.

Em todos os cantos do mundo sempre encontraremos bons lugares para comer e para conhecer a culinária local. No entanto, assim como nos programamos para conhecer lugares e atrações, é igualmente importante planejar seu tour gastronômico para que sua viajem seja muito mais que um passeio, mas sim uma experiência marcante em todos os sentidos.

A primeira coisa a se fazer é pesquisar os restaurantes e bares do local para iniciar o planejamento do seu tour gastronômico. Atentar-se a horários de funcionamento, se necessita reserva, se aceita crianças (se for o caso), entre outras coisas são medidas fundamentais para realizar suas refeições com tranquilidade. Comer sem stress e preocupações é importante para comer bem.

É importante também pesquisar a culinária local e estar aberto a conhecer novos pratos e combinação de sabores. As experiências culinárias têm muito mais a ver com a disposição para conhecer e experimentar coisas novas ou inusitadas do que simplesmente “matar a fome”. Conhecer um lugar novo significa também conhecer novos sabores ou ainda experimentar sabores já conhecidos, mas com combinações diferentes. Então esteja aberto para novas experiências sem prejulgamentos.

Mescle seu roteiro gastronômico entre novas experiências gustativas e pratos já conhecidos, pois dessa forma poderá ter o prazer de conhecer coisas novas e comer suas comidas preferidas sem se privar de sabores familiares que gosta muito. É bom haver equilíbrio entre o novo e o comum e não há mal nenhum em se render àquela batatinha frita que tanto gosta.

Pesquise com antecedência as comodidades de cada ambiente, se organize buscando formas de aproveitar plenamente tudo que cada espaço tem a oferecer. Se necessário faça reservas para evitar longas filas de espera.

E o essencial: divirta-se com os sabores locais! O prazer de comer bem certamente também está associado à forma como vivemos cada experiência culinária, então brinque com os sabores e boa refeição.

Você conhece a culinária de Bonito?

A cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul, encanta não só pelas belezas naturais, mas também pela gastronomia local e sabores inesquecíveis. São inúmeros restaurantes dos mais variados tipos de comida e ambiente. O que não falta na cidade são lugares para comer, e comer bem.

 

A tradição culinária local nos remete as tradições pantaneiras que foi se formando em torno das culturas indígena e paraguaia, além da herança dos bandeirantes, que em algum momento da história passaram pelo Pantanal, bem como influências de outras culturas imigrantes da época da colonização.

 

Dessa forma, os pratos típicos nasceram a partir da combinação de ingredientes típicos da região, como bocaiúva e mandioca, somados as mais diferentes culturas gastronômicas fronteiriças e imigrantes. Somam-se a esses fatores, a incorporação de alimentos locais como os peixes de água doce, entre ele pacu, piranha, traíra e tambaqui, além da forte presença da pecuária bovina que também fazem parte da tradição culinária da região.

 

Além da culinária pantaneira, típica da região, em Bonito você poderá encontrar diversas tradições gastronômicas de outros lugares do Brasil, além da famosa comida caseira da fazenda feita no fogão à lenha. Tem sabores pra todos os gostos!

 

É fato que em Bonito, além de todas as belezas naturais, você ainda poderá viver experiências gastronômicas inesquecíveis e surpreendentemente maravilhosas.

 

Quer saber mais sobre a gastronomia de Bonito, acesse https://bonito-in.com/ e saiba tudo sobre a culinária local.

 

Corre lá no site e planeja cada saboroso momento de sua viagem!

Share on facebook
Share on whatsapp

COMPARTILHE COM OS AMIGOS!

VEJA MAIS POSTS

Comece agora mesmo a planejar a sua viagem para Bonito!

Agências

Passagens, hospedagem, translados, aluguel de veículos, reserva de passeios: a agência de viagem cuidará de tudo para você, de forma personalizada, e lhe fará ótimas sugestões. E parcelará o pagamento

Hotéis

Uma acolhedora pousada no centro turístico, um lindo hotel integrado à natureza, um hostel surpreendente com preços bem acessíveis, um grande resort repleto de lazer: qual deles tem a cara da viagem de seus sonhos?

Publicaremos sempre novas informações sobre o turismo em Bonito, um destino Incomparável para quem curte natureza, passeios emocionantes, gastronomia com muitas opções, passear pelo comércio e vivenciar a cultura local.

Lembre-se de voltar! Se quiser, podemos avisar você:

IDB – Instituto de Desenvolvimento de Bonito
Rua 24 de Fevereiro 1507 Bonito | Mato Grosso do Sul | 79.290-000
[email protected]

 

Feito por: Sandwich Content | MCM Proesp