PT EN FR DE ES
Por do Sol na Serra da Bodoquena Bonito MS Bonito Incomparável Foto Daniel de Granville_Banner

VOUCHER ÚNICO DE BONITO

A história com final feliz e Bonito para você

Até os anos 1970 as maravilhas de Bonito eram um privilégio apenas de seus moradores.

Porém, todos que chegavam à pequena cidade do centro-oeste brasileiro, no Mato Grosso do Sul, ficavam encantados com a transparência das águas, com os rios repletos de peixes, com a rica vida silvestre das matas. E Bonito se tornava aos poucos o destino da viagem, não mais uma parada no meio do caminho para outras cidades.

 

Em razão disso, dois lugares de Bonito – a Gruta do Lago Azul e a Ilha do Padre – receberam infraestrutura para visitação turística.

 

No final da década de 1970 foi concluído tombamento da Gruta do Lago Azul junto ao IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

 

Famílias, grupos de amigos e excursões vinham à Bonito, nadavam livremente nos rios, pescavam, abriam caminhos nas matas, faziam piqueniques.

 

Ao final de cada dia, a natureza havia perdido um pouco de seu encanto e muitos peixes e plantas. Papéis e latas brotavam nas matas. Animais silvestres fugiam para outros lugares.

 

Em 1982 o estado compra as grutas Nossa Senhora Aparecida e Lago Azul, em função do mau uso e da depreciação destes espaços, com o objetivo de resgatar e conservar os seus atrativos.

 

O poder público encaminha um plano de manejo turístico das grutas ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que vem analisar e estudar os locais.

 

Isso resulta no fechamento da visitação à Gruta Nossa Senhora Aparecida. Quanto à Gruta do Lago Azul, é estabelecido o traçado e o material a ser utilizado na escada de acesso, visando a segurança do visitante, com o menor impacto visual possível.

 

Os técnicos do IPHAN determinaram a capacidade e a forma ideal de visitação à Gruta do Lago Azul. As orientações quanto à Gruta do Lago Azul se tornaram referência para viabilizar o turismo nos demais atrativos.

 

A partir de 1983, quando a Prefeitura de Bonito declarou o turismo como vocação do município, os rumos da economia local começaram a mudar de região de agropecuária para polo de ecoturismo.

 

Três anos mais tarde, em 1986, foi criado o CONDEMA, Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente. Nos nove anos seguintes Bonito já oferecia uma belíssima variedade de atrativos turísticos.

 

Ao final da década de 1980 as abras de infraestrutura da Gruta do Lago Azul foram concluídas, e a prefeitura de Bonito contratou uma pessoa para acompanhar a visitação dos turistas e observar o cumprimento das determinações do IPHAN.

 

Em seguida foi criado um voucher, que passou a ser comercializado nas agências de turismo de Bonito.

 

O sucesso dessas iniciativas atraiu mais turistas, levando a demanda por guias especializados. Em 1993 foi realizado o primeiro curso de formação de guias de turismo regional.

 

Poder público e empreendedores de turismo locais se uniram em busca de uma proposta de ecoturismo que atendesse às fragilidades e peculiaridades tão diferenciadas de Bonito.

 

Em 1995 é criado um órgão deliberativo, fiscalizador e propositivo para organizar o turismo na cidade, o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo.

 

Simultaneamente, é instituído o Fundo Municipal de Turismo – FUMTUR.

 

O COMTUR, em sua primeira reunião, em 14 de Novembro de 1995, deliberou a Resolução Normativa n°. 001/95, regulamentando o Sistema de Voucher Único.

 

Com o Sistema de Voucher Único, veio:

 

  • Limite de pessoas em cada atrativo, de acordo com a sua fragilidade;
  • Acesso aos passeios no dia e horário que o turista escolher, sem filas
  • Investimentos na formação de guias de turismo com especialização específica na ecologia de Bonito;
  • A obrigatoriedade  de acompanhamento por guias especializados, em todos os atrativos turísticos locais;
  • Proteção ambiental;
  • Ressurgimento de animais e plantas que estavam a beira da extinção;
  • Investimentos de impostos na área do Turismo;
  • Geração de empregos;
  • Transparência do uso dos recursos provenientes dos impostos gerados pelo turismo;
  • Qualidade de atendimento, organização;

 

Ao longo do tempo o Voucher Único foi aperfeiçoado pelo COMTUR, com a valiosa contribuição de estudiosos, técnicos, biólogos, empreendedores locais e voluntários.

 

Novas medidas foram implantadas, à exemplo da proibição da pesca em Bonito.

 

Hoje, o Voucher Único é emitido digitalmente, está integrado à rede mundial de agências de turismo e envolve os atrativos turísticos da região de Bonito e do Pantanal Sul.

 

Em 2014, os organizadores do World Travel Tourism Council explicaram porque indicaram Bonito como finalista do prêmio Destination Award, Tourism for Tomorrow: “Bonito conseguiu impedir que os impactos negativos do turismo de massa afetassem sua herança natural”.

 

A National Geographic comemorou em seu portal internacional: “Com vouchers limitados, você terá mais chances de ver o que quiser, sem esperar.”

 

 

Saiba mais sobre Bonito em //bonito-in.com. Lá você poderá conhecer dicas de lugares, passeios, gastronomia, hotéis e muito mais. Acesse e descubra todas as maravilhas desse incrível paraíso.

 

Share on facebook
Share on whatsapp

COMPARTILHE COM OS AMIGOS!

VEJA MAIS POSTS

Comece agora mesmo a planejar a sua viagem para Bonito!

Agências

Passagens, hospedagem, translados, aluguel de veículos, reserva de passeios: a agência de viagem cuidará de tudo para você, de forma personalizada, e lhe fará ótimas sugestões. E parcelará o pagamento

Hotéis

Uma acolhedora pousada no centro turístico, um lindo hotel integrado à natureza, um hostel surpreendente com preços bem acessíveis, um grande resort repleto de lazer: qual deles tem a cara da viagem de seus sonhos?

Publicaremos sempre novas informações sobre o turismo em Bonito, um destino Incomparável para quem curte natureza, passeios emocionantes, gastronomia com muitas opções, passear pelo comércio e vivenciar a cultura local.

Lembre-se de voltar! Se quiser, podemos avisar você:

IDB – Instituto de Desenvolvimento de Bonito
Rua 24 de Fevereiro 1507 Bonito | Mato Grosso do Sul | 79.290-000
Info@bonitoin.com

 

Feito por: Sandwich Content | MCM Proesp