PT EN FR DE ES
Por do Sol na Serra da Bodoquena Bonito MS Bonito Incomparável Foto Daniel de Granville_Banner

Já ouviu falar em ecoturismo? Conheça o mundo de uma forma diferente!

Ecoturismo:

Um jeito especial e único de conhecer o mundo.

Consciência ambiental X novas formas de consumo.

Hoje o debate sobre a preservação ambiental tem ganhado destaque nos quatro cantos do mundo. O zelo pela natureza, muito mais que compor pautas ecológicas, tornou-se um compromisso mundial, prezado por grandes potências e firmado em inúmeros acordos internacionais através da ONU – Organização das nações Unidas.
O compromisso com a agenda global de preservação da natureza tem modificado cada dia mais as cadeias produtivas em função de uma cultura de consumo que seja consciente e que busca o equilíbrio entre consumir e preservar os biomas e recursos naturais por meio de uma forma contemporânea de capitalismo: o capitalismo sustentável.

 

Ou seja, buscar formas alternativas de produção e consumo, preservando o meio ambiente e renovando recursos naturais, é uma tendência cultural. Isso quer dizer que não se trata somente de estratégias de preservação, mas representa uma nova forma de ser e estar no mundo, um novo estilo de vida aonde de se relacionar com o meio natural de forma sustentável é fundamental para o bem comum.

 

Aos poucos velhos hábitos estão sendo substituídos por rotinas mais saudáveis e menos agressivas à natureza. É comum hoje em dia a substituição de sacolas plásticas por sacos de papel ou sacolas reutilizáveis em supermercados, bem como a substituição de canudos e copos de plásticos por matérias biodegradáveis, em escritórios os copinhos plásticos de café são substituídos cada dia mais por canecas individuais reutilizáveis, empresas de cosméticos incentivam o uso de refil no lugar de novas embalagens, empresas de refrigerantes incentivam o uso das embalagens retornáveis, a prática da coleta seletiva está se intensificando cada dia mais, são diversas pequenas ações que quando somadas representam uma mudança radical nos hábitos e costumes da sociedade.

 

É evidente que o mundo está mudando e que as pessoas estão mudando com o mundo.

 

Novas formas de consumir, novas formas de viajar.

 

Pensar uma rotina de vida mais consciente, que traga impactos positivos no meio em que vivemos aos poucos está se tornando rotina na vida de muitas pessoas. Essa preocupação em “fazer a nossa parte” gradativamente vai se tornando algo natural no nosso dia a dia, o que tem revelado a preocupação do consumidor em buscar os serviços e produtos de empresas ecologicamente comprometidas.

 

Nesse sentido, observa-se a mudança de comportamento dos consumidores também na hora de viajar. Hoje em dia é comum a preocupação com o meio de transporte – se é menos ou mais poluente, hotéis com fontes de energia autossustentáveis, preservação do lugar de destino da viagem, práticas de cuidado e proteção à fauna e flora, destinos com controle de visitantes, preocupação com a forma de tratamento do esgoto, alimentação alternativa e nível de poluição são algumas das preocupações de inúmeros viajantes e também servem de parâmetro de busca para encontrar o lugar ideal para as suas férias.

 

Todas essas preocupações dos turistas têm forçado muitas a empresas a repensar a relação que mantêm com o meio natural e o tipo de serviço a ser ofertado, encontrando no ecoturismo a resposta desejada a essa nova ordem cultural de ser e estar no mundo.

 

O que é o Ecoturismo?

 

O Ecoturismo ou Turismo Ecológico é um tipo de turismo que respeita o meio ambiente, preserva o equilíbrio da natureza e fomenta a educação ambiental. Sendo assim, o Ecoturismo zela pelo patrimônio cultural e ambiental, incentivando sua conservação ao mesmo tempo em que busca formar uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem estar das populações humanas e animais.
Nesse ramo o turismo se caracteriza pelo contato direto com ambientes naturais, com experiências baseadas nos conceitos de Educação, Conservação e Sustentabilidade. Ou seja, ao mesmo tempo em que o turista se diverte, aprende sobre aquele lugar e sobre a importância da preservação ambiental, de modo a proteger e preservar os meios naturais para garantir a perpetuação dos diversos biomas e o usufruto de gerações futuras, sem jamais comprometer o equilíbrio da natureza.

 

Benefícios do Ecoturismo!

 

O Ecoturismo hoje é o ramo de indústria do turismo que mais cresce no mundo. Segundo a Organização Mundial do Turismo – OMT, 10% dos turistas em todo o mundo buscam o turismo ecológico. Esse é um segmento importante, pois faz contribuições significativas para o bem-estar ambiental, social, cultural e econômico dos destinos e das comunidades locais ao redor do mundo.
Através do Ecoturismo são captados incentivos financeiros essenciais para a manutenção de reservas e áreas de preservação, além de ser uma ferramenta eficaz para capacitar comunidades locais a alcançar práticas de desenvolvimento sustentável.

 

Brasil: um dos maiores polos de Ecoturismo no mundo.

 

No Brasil, as áreas com grande potencial ecoturístico já foram mapeadas pela Embratur em conjunto com o Instituto de Ecoturismo do Brasil (IEB), e divididas em Polos de Desenvolvimento de Ecoturismo.

 

O Projeto Polos de Desenvolvimento de Ecoturismo no Brasil, identificou localidades brasileiras onde a prática do ecoturismo vem ocorrendo e fez um inventário das características, das potencialidades e infraestruturas de apoio disponíveis. Em todo o Brasil foram identificados 96 polos, divididos pelas cinco regiões brasileiras.
Dessa forma, o Brasil é reconhecido internacionalmente pela profusão e combinação de fatores que o distinguem como país de maior potencialidade para o desenvolvimento do ecoturismo.

 

 

Portanto, nos últimos anos, o Ecoturismo vem crescendo rapidamente, aumentando a procura por esse tipo de turismo, o número de publicações, de programas de TV, de órgãos ligados ao assunto etc. Segundo a Organização Mundial do Turismo, enquanto o turismo cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo cresce mais de 20%.
Um dos destinos mais procurados por turistas do mundo inteiro, dentro do circuito de ecoturismo do Brasil, é a Cidade de Bonito, famosa por seus rios de transparência inigualável e diversidade de peixes, além das inúmeras cachoeiras, grutas, praias de água doce diversidade de biomas.

 

Bonito é eleita pela 15ª vez o melhor destino de Ecoturismo do Brasil.

 

Conhecida no mundo todo, a cidade de Bonito, lugar de belezas inigualáveis, foi eleita em 2018 pela 15ª vez o Melhor Destino de Ecoturismo no Brasil em concurso promovido pela Editora Abril com júri especializado e popular.
A adoção de práticas sustentáveis, como reciclagem dos resíduos sólidos, produção de horta orgânica, viveiro de mudas, criação de reservas particulares, preservação de biomas, visitação de mínimo impacto ambiental, sistema de gestão de segurança, certificado das diversas atividades são algumas das ações desenvolvidas nos atrativos.

O voucher único, sistema desenvolvido pelo município de Bonito para monitoramento da capacidade de visitantes e que é modelo no mundo todo, é um dos responsáveis pela organização das atividades aliado à profissionalização da gestão e equipamentos turísticos.

 

Em 2013 Bonito recebeu o prêmio Best Destination for Responsible Tourism, concedido na World Travel Market, em Londres.

 

E em 2014 Bonito foi finalista do prêmio Destination Award Tourism of Tomorrow, promovido pelo WTTC – Worls Travel Tourism Council, realizado na China.  A justificativa para a indicação: Bonito conseguiu impedir que os impactos negativos do turismo de massa afetassem sua herança natural.

 

O destino surpreende pelas belíssimas paisagens naturais, rios de águas cristalinas, praias de águas doces, cachoeiras, cavernas, grutas, dolinas e abismos, além da rica fauna composta principalmente por animais aquáticos, como peixes e jacarés, além de pássaros.

 

Quer férias perfeitas e ao mesmo tempo contribuir com a preservação da natureza? Então corre para Bonito e desfrute de um jeito consciente de aproveitar o melhor que a natureza tem pra te oferecer.

Saiba mais sobre Bonito em https://bonito-in.com. Lá você poderá conhecer dicas de lugares, passeios, gastronomia, hotéis e muito mais. Acesse e descubra todas as maravilhas desse incrível paraíso.

 

 

Fontes:
Embratur
www.infoescola.com
revistaecoturismo.com.br
www.bndes.gov.br
Share on facebook
Share on whatsapp

COMPARTILHE COM OS AMIGOS!

VEJA MAIS POSTS

Comece agora mesmo a planejar a sua viagem para Bonito!

Agências

Passagens, hospedagem, translados, aluguel de veículos, reserva de passeios: a agência de viagem cuidará de tudo para você, de forma personalizada, e lhe fará ótimas sugestões. E parcelará o pagamento

Hotéis

Uma acolhedora pousada no centro turístico, um lindo hotel integrado à natureza, um hostel surpreendente com preços bem acessíveis, um grande resort repleto de lazer: qual deles tem a cara da viagem de seus sonhos?

Publicaremos sempre novas informações sobre o turismo em Bonito, um destino Incomparável para quem curte natureza, passeios emocionantes, gastronomia com muitas opções, passear pelo comércio e vivenciar a cultura local.

Lembre-se de voltar! Se quiser, podemos avisar você:

IDB – Instituto de Desenvolvimento de Bonito
Rua 24 de Fevereiro 1507 Bonito | Mato Grosso do Sul | 79.290-000
[email protected]

 

Feito por: Sandwich Content | MCM Proesp