PT EN FR DE ES
Por do Sol na Serra da Bodoquena Bonito MS Bonito Incomparável Foto Daniel de Granville_Banner

Qual a melhor época para conhecer Bonito?

Melhor época do ano para conhecer Bonito: saiba quando visitar Bonito sem perder nadinha desse paraíso!

Sabe por que Bonito é incomparável?

Bonito é uma cidade que de fato faz jus ao seu nome. Cidade de belezas raras e paisagens impressionantes, com uma vasta diversidade de plantas e animais silvestres, Bonito é um lugar de muitas cores, fascinante, inigualável e inesquecível. Soma-se toda essa beleza a uma forma de turismo sustentável, que zela pela preservação do meio ambiente, onde homem e natureza convivem de forma harmônica.

 

Sem dúvida a experiência de conhecer para Bonito e seus encantos nos trás uma nova perspectiva de viagem, do tipo que foge completamente aos padrões, proporcionando formas de interação com a natureza que só o Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil pode oferecer. Certamente é uma viagem que deixará lembranças marcantes na vida de qualquer pessoa.

 

Mas qual é a melhor época do ano para conhecer Bonito? Em que período é possível visitar Bonito aproveitando ao máximo a viagem, sem perder nadinha? Isso é o que eu te conto agora para você poder planejar sua viagem com tranquilidade, sabendo que não vai perder nada durante sua hospedagem em Bonito.

 

A primeira coisa que você precisa saber é que independente da época do ano em que você for à Bonito, os dias neste paraíso são sempre longos. Os dias mais curtos em Bonito têm cerca de 10 horas de luz solar, com o sol se pondo por volta de 18h; e os dias mais longos têm cerca de 13 horas de luz solar, com o sol se pondo por volta de quase 20h. Inacreditável! Isso que dizer que em qualquer época do ano você terá um longo dia, com muito tempo de luz do sol para aproveitar ao máximo seus passeios.

 

A cidade de Bonito está numa região que não possui temperaturas extremas e que têm clima bem marcado em cada período do ano. Com ajuda dos gráficos a seguir podemos traçar um perfil climático de cada período e consequentemente, um perfil de viagem para cada tipo de viajante.

 

Temperaturas ao longo do ano

 

Período de Chuvas

Esses dois gráficos nos mostram as características climáticas de cada época do ano. Vamos lá então entender cada período e suas vantagens.

 

Como é o clima em Bonito?

Bonito tem um clima tropical e, apesar de ter quatro estações no ano, a temperatura por lá se distingue em basicamente dois períodos: o período das cheias, quando chove com mais frequência, e o período da seca ,quando dificilmente chove na região. Ao longo do ano, em geral, a temperatura varia de 14 °C a 32 °C – e raramente é inferior a 8 °C ou superior a 37 °C. A média da temperatura ao longo do ano é de 25.6ºC.

 

Você gosta de cachoeiras? Então precisa ler isso!

De Novembro a Abril é o período das cheias, sendo que no mês de novembro o período das cheias está começando, então a incidência de chuvas é bem menor, assim como em abril, quando quase não há mais chuvas. É nessa época que as temperaturas são mais altas, ficando em torno dos 30º a 35º e dificilmente passam disso. Por ser um período mais quente, consequentemente também é um período de mais chuvas. Isso quer dizer que o clima estará super favorável para aproveitar as cachoeiras, já que elas são naturalmente mais frescas.

A alta do calor e a sensação de tempo abafado são amenizados pela temperatura das cachoeiras, ou seja, há uma harmonia que se estabelece entre clima e natureza. Por ser uma época de precipitação, poderão ocorrer pancadas de chuvas isoladas ao longo do dia. As chuvas, no entanto, deixam as cores da paisagem muito mais vibrantes e vigorosas – e a probabilidade de você presenciar a formação de um incrível arco-íris em meio a uma paisagem exuberante é muito grande.

 

Achou que Bonito não podia ser mais Bonito?

A formação de arco-íris, em decorrência das chuvas, dá um toque de paraíso cinematográfico às paisagens de Bonito. Em que outro lugar você teria essa oportunidade? Também é nessa época de chuvas que os rios e lagos ganham mais profundidade e velocidade, as cachoeiras ficam mais intensas; dessa forma, as atividades de boia cross, canoagem e rafting ganham mais adrenalina.

É também nas cheias que ocorre o aumento da população de animais na região, isso porque as chuvas fazem com que a comida nas florestas seja mais abundante. No período das cheias dezembro e janeiro são os meses de maior movimento e agito devido às férias escolares.

O período da seca começa em Maio e se estende até Outubro, sendo Julho e Agosto os meses mais secos do ano, historicamente. Nessa época a paisagem tem um visual completamente diferente, mas igualmente lindo: os rios ficam mais transparentes com uma visibilidade incrível e atingem o auge da transparência. No período de seca aumenta a população e diversidade de peixes, que dão aos rios e lagoas uma característica de aquários naturais, por isso é a melhor época para as atividades de flutuação. Os dias se mantêm quentes e as noites ficam mais frias, deixando o clima agradável, é possível ocorrer frentes frias, o que é um alívio para o calorzão de Bonito. Nas matas, nesse período, diminuem as populações de animais; mas apesar disso, eles ficam muito mais a vista, pois estão sempre em busca de água e alimentos, que nessa época é mais escassa. É comum que alguns animais até se aproximem o suficiente para comer na mão dos turistas. Sim, eles não têm medo dos humanos em Bonito, pois o que visitam a cidade amam a natureza.

 

Para você que gosta de festa!

No mês de Julho acontece o tradicional Festival de Inverno, que oferece aos turistas uma programação diferenciada com diversas atividades para movimentar a região, incluindo shows gratuitos e vivo com grandes artistas brasileiros. No período da seca, Julho é o mês de maior movimento e agito devido às férias escolares.

 

Já sabe quando você vai vir para Bonito?

Podemos concluir então que a melhor época do ano para ir a Bonito vai depender do perfil de cada viajante. A verdade é que não há um período ruim, seja na cheia ou na seca, cada período tem características espetaculares que favorecem diferentes experiências e diferentes paisagens igualmente deslumbrantes. Para descobrir qual é a sua melhor época, para você que viaja, só conhecendo Bonito nos seus diferentes períodos. Não dá para ir a Bonito só uma vez, só voltando várias vezes, em diferentes momentos do ano, você irá descobrir Bonito em toda sua magnitude.

 

Bora lá marcar sua viagem?

Quer saber mais sobre os lugares, passeios, valores e roteiros? Acesse o link http://bonito-in.com/passeios e planeje sua viagem em detalhes.

 

Fonte: informações sobre o clima/tempo, gráficos e dados meteorológicos obtidos em https://pt.weatherspark.com/, site especialista em análises meteorológicas.

 

Bonito Incomparável, sua visita à Bonito de um jeito especial e inesquecível!

Share on facebook
Share on whatsapp

COMPARTILHE COM OS AMIGOS!

VEJA MAIS POSTS

Comece agora mesmo a planejar a sua viagem para Bonito!

Agências

Passagens, hospedagem, translados, aluguel de veículos, reserva de passeios: a agência de viagem cuidará de tudo para você, de forma personalizada, e lhe fará ótimas sugestões. E parcelará o pagamento

Hotéis

Uma acolhedora pousada no centro turístico, um lindo hotel integrado à natureza, um hostel surpreendente com preços bem acessíveis, um grande resort repleto de lazer: qual deles tem a cara da viagem de seus sonhos?

Publicaremos sempre novas informações sobre o turismo em Bonito, um destino Incomparável para quem curte natureza, passeios emocionantes, gastronomia com muitas opções, passear pelo comércio e vivenciar a cultura local.

Lembre-se de voltar! Se quiser, podemos avisar você:

IDB – Instituto de Desenvolvimento de Bonito
Rua 24 de Fevereiro 1507 Bonito | Mato Grosso do Sul | 79.290-000
[email protected]

 

Feito por: Sandwich Content | MCM Proesp